Por que ir além das suas atividades diárias

Compartilhe

Mergulhar profundamente ou se deixar flutuar, boiando na superfície na segurança de um barco? Profissionais que se destacam no mercado buscam conhecer a essência do negócio das empresas nas quais trabalham.

Em qual ramo de atividade você atua? Alimentos, vestuário, saúde, telecomunicações, combustíveis, energia, educação, finanças, entretenimento, varejo, transportes, serviços públicos, indústria de base, mineração, agronegócio, segurança, tecnologia… Seja qual for, é preciso se tornar expert nele para se diferenciar da multidão.

Há gente que se sente feliz e realizada em cumprir sua rotina diária de atividades, sem contudo, procurar enxergar mais ampla e profundamente a lógica sobre a qual sua empresa se baseia. Muitos não conseguem enxergar um palmo além dos limites de suas próprias mesas de trabalho, nem fazem questão de mudar esse estado de coisas. Acham que o mundo corporativo é resumido, previsível e burocrático.

Quem deseja crescer deve ir muito mais além… É preciso ler, pesquisar, investigar detalhes, conversar e perguntar a respeito da atividade econômica que é fonte da riqueza que sustenta sua empresa. Essa “curiosidade de mercado” é o combustível propulsor para o aproveitamento das melhores oportunidades.

Lembre-se que os mergulhadores suportam melhor a pressão e conseguem alcançar riquezas encobertas e inalcançáveis para a maioria das pessoas. É preciso coragem e disposição para abandonar o conforto de se deixar boiar preguiçosamente na superfície para explorar novas descobertas e romper fronteiras que poucos ousaram transpor. Você está preparado?

Flávio Emílio Cavalcanti

Flávio Emílio Cavalcanti é professor universitário, consultor organizacional, administrador e mestre em Gestão de Recursos Humanos.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais