Em uma curva cultural inesperada para muitos ocidentais, muitos jogos japoneses exibem não apenas os nomes e as habilidades de seus personagens, mas também seus tipos de sangue.
E por que isso acontece? A resposta reside nas profundas raízes culturais e na crença prevalente no Japão de que o tipo sanguíneo pode revelar traços distintos da personalidade de cada pessoa. Vamos mergulhar, portanto, nesta intrincada tapeçaria de cultura, ciência e criatividade.
Primeiramente, é essencial entender de onde surgiu essa noção. No Japão, por volta da década de 1920, a teoria de que o tipo de sangue poderia determinar a personalidade ganhou destaque. Embora essa ideia não tenha base científica sólida (bem, tampouco o tem a Astrologia), ela rapidamente se tornou popular e, até hoje, desempenha um papel muito significativo na cultura popular japonesa.
Assim como a astrologia prevê características com base nos signos do zodíaco, os japoneses associam certos traços de personalidade aos tipos de sangue:
(Veja uma lista mais completa de características de cada tipo sanguíneo aqui).
Agora, voltando ao mundo dos jogos: os desenvolvedores, conhecendo essa crença cultural, viram uma oportunidade de adicionar mais uma camada de profundidade aos seus personagens.
Ao atribuir um tipo de sangue a um personagem eles instantaneamente dão ao jogador uma pista sobre a personalidade e comportamento deste, mesmo que sutilmente. E, além disso, essa adição permite que os jogadores se conectem ou se identifiquem mais facilmente com os personagens, especialmente se compartilharem o mesmo tipo sanguíneo.
Claro, enquanto essa peculiaridade pode ser mais comum em jogos japoneses, ela não passou despercebida no cenário global. Com a crescente influência da cultura pop japonesa no mundo, mais gamers estrangeiros começaram a notar e se questionar sobre essa curiosa inclusão de informações. Isso, por sua vez, levou a discussões, memes e até mesmo a uma apreciação mais profunda das nuances culturais que diferenciam os jogos japoneses.
Em um mundo onde a diversidade e a inclusão são cada vez mais valorizadas, é fascinante ver como certos elementos culturais se manifestam em mídias como os videogames. A prática de listar tipos sanguíneos em jogos japoneses é apenas um pequeno, mas intrigante, exemplo de como a cultura e a tradição podem se entrelaçar com a modernidade e a tecnologia. E enquanto os jogadores continuam a explorar novos mundos e personagens, eles também têm a oportunidade de se conectar com diferentes culturas e tradições, ampliando sua compreensão do mundo ao seu redor.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais