O autoconhecimento consiste em um processo contínuo cujo objetivo final é entender da maneira mais perfeita possível a sua personalidade – os aspectos positivos e negativos desta –, as suas crenças, as suas emoções e as suas motivações.
Uma vez que é usual nos sentirmos desconfortáveis e constrangidos ao confrontarmos as nossas próprias pessoas, tendemos a preencher as nossas vidas com trivialidades que nos afastam desse processo.
Porém, por mais difícil e dolorosa que possa parecer a ideia de entrar em contato com os nossos mais diversos aspectos – entre eles alguns que gostaríamos de manter escondidos –, trata-se de um procedimento necessário que acarreta em numerosos benefícios. E quais seriam esses benefícios?
A fim de moldarmos o futuro que desejamos, conhecer as nossas paixões e emoções é um passo necessário.
Isso fará com que compreendamos, em primeiro lugar, a maneira como podemos utilizar a nossa personalidade e as nossas principais características no intuito de conquistar e de preservar os nossos objetivos.
Os nossos defeitos não nos distorcem nem nos prejudicam; o problema é quando nós nos recusamos a admiti-los e a aceitar que somos seres humanos imperfeitos.
Quando conhecemos a nós mesmos, conhecemos também todas as nossas características positivas e todas as nossas características más, mesquinhas ou pouco razoáveis. Ter esse conhecimento faz com que aprendamos a nos libertar delas ou a conviver com elas.
Quando conhecemos a nós mesmos, temos uma facilidade maior para entender as outras pessoas e a realidade que nos cerca. Consequentemente, isso nos auxilia tanto a lidar de maneira mais efetiva com os demais quanto a desenvolver a nossa capacidade de empatia e de compaixão.
Ao nos tornarmos mais atentos aos nossos estados de espírito, começamos a interpretar os nossos pensamentos e as nossas ações de maneira diferente. Essa mudança irá alterar as nossas emoções e desenvolver nossa inteligência emocional.
E qual a importância disso tudo? Em larga medida, o nosso sucesso e a nossa felicidade dependem do nosso grau de inteligência emocional.
O autoconhecimento nos providencia a base necessária para liderar de modo confiante e autêntico. Ele também nos oferece a oportunidade de identificar as nossas fraquezas, nos revelando as áreas nas quais somos eficientes e as áreas que exigem uma certa atenção de nossa parte.
Ao mesmo tempo, faz com que conheçamos os melhores meios de aumentar a eficácia de nossos colaboradores e de motivá-los positivamente.
Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode se interessar também:
➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais