Por que você deveria abandonar as máquinas

Compartilhe

É comum as pessoas escolherem as academias tendo como principal critério as máquinas. Só que esses aparelhos não são os principais fatores para bons resultados. Em muitos casos eles podem mesmo é representar um atraso na eficiência dos trabalhos.

Quando alguém começa a malhar é prudente e aconselhável que realize a maioria dos exercícios em máquinas, pois elas dão mais segurança aos movimentos. Mas conforme a pessoa avança é preciso ir “desmamando” desse tipo de recurso.

Acontece que muitas vezes a vaidade ou mesmo a preguiça entram em jogo e atrapalham nossos treinos, afinal:

  • Você levanta mais peso na máquina (ou pelo menos é o que aponta o número no tijolinho)
  • Você acha que sente mais a musculatura sendo trabalhada
  • É mais prático sentar na máquina do que montar os pesos

Além disso, é importante deixar claro que as máquinas não existem para substituir os exercícios livres.

Quando você se exercita sem a ajuda das máquinas consegue trabalhar muito mais do que a musculatura primária. Isso fica claro ao pensarmos em exercícios como cavalinho (máquina) remada curva (livre). No movimento livre a ativação dos eretores da coluna é fantástica e trabalha mais ainda o grupamento “costas”.

Outro exemplo é ao trabalhar os membros inferiores com um leg press (máquina) ou um agachamento (livre). No leg press você utiliza somente as pernas e realiza apenas extensão dos joelhos. Já no agachamento outras musculaturas além das pernas são exercitadas, em especial o abdômen. Além disso, o trabalho é tanto de extensão do joelho quanto do tronco – o que traz o dobro do benefício.

Outro benefício dos exercícios livres é a versatilidade. Se você me der um par de halteres e barra eu consigo montar infinitos treinamentos sem jamais repetir o mesmo tipo de estímulo: você pode mudar a pegada das mãos, a posição do corpo, dos pés, as alavancas, etc. Mas na máquina você tem no máximo uma opção de variável – a mudança do posicionamento das mãos.

Seu corpo precisa de desafio para evoluir e mudar também faz parte desse desafio. Portanto, procure variar ainda hoje. Selecione um exercício que você realiza na máquina e tente executá-lo de forma livre. Apenas lembre-se de ter muito cuidado com a carga e, principalmente, com a postura. A instabilidade é o ponto fraco dos exercícios livres. Por isso eles devem ser realizados por pessoas que já tenham alguma experiências nas academias. A segurança está em primeiro plano sempre.

Ricardo Wesley

O educador físico Ricardo Wesley trabalha há 10 anos com treinamento físico. Ele é especialista em Fisiologia do Exercício; tem MBA em Gestão & Estratégia Empresarial; é mestre em Ciências da Reabilitação e doutorando em Imunologia.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais