Por que você deveria esquecer os suplementos emagrecedores

Compartilhe

Os produtos termogênicos são vendidos como milagrosos pelas empresas – mas o grande segredo para os bons resultado está em seu empenho e disciplina.

Entrar nessa muitas vezes é uma roubada

Aposto que você já viu alguém tomando algum tipo de suplemento termogênico para malhar. É provável, até, que você conheça alguém que nem malha e toma algum “suplemento para emagrecer” ou ainda algum tipo de produto natural milagroso para “perder gordura”.

(Nota engraçada que às vezes vem até escrito na embalagem “perder gordura da barriga”, como se fosse possível eliminar gordura desse local e manter em todo o resto do corpo.)

Vamos falar um pouco então sobre os fat burners (ou queimadores de gordura) da vida, lembrando que você só deve consumir suplementos depois de ter recebido indicação de um nutricionista.

A pílula mágica é vendida como milagrosa e não funciona, nem de perto, como é prometido. Do mesmo modo que não é possível compensar uma alimentação totalmente errada com exercícios, é inviável equilibrar uma má alimentação com suplementação.

A maioria dos suplementos termogênicos (esses tais que promete o emagrecimento) nada mais são do que concentrações de taurina + cafeína (já ouviu falar de Red Bull?) ou ainda concentrações elevadas de cafeína (vai um cafezinho?) e mesmo assim as pessoas acreditam que esse produto possa surtir um efeito milagroso.

Em resumo, os termogênicos nada mais são do que estimulantes que você consome antes de treinar. Mas aparentemente dá resultado.

Um dos pontos mais interessantes sobre a suplementação é que parte das pessoas que começam a se utilizar deles sofrem alguns efeitos que não estão relacionados especifica e/ou diretamente ao suplemento, como:

  • Aumento da dedicação na academia: pode reparar que seu colega agora tenta superar as cargas nos exercícios, faz o aeróbio direitinho e etc, pois o produto é estimulante
  • Aumento a consciência alimentar: você gastou uma fortuna com o suplemento e, com certeza, não vai querer “estragar seu efeito” comendo fast food todo dia
  • Placebo: depois de passar a consumir o produto, você começa a acreditar que está mais forte, que se recupera melhor e no final das constas acaba melhorando mesmo. É, literalmente, sua mente agindo sobre seu corpo. E aqui eu lembrei dessa cena do filme Space Jam, em que Pernalonga coloca água numa garrafinha, dá para o time beber dizendo que é um estimulante e, depois de tomar o líquido, todos vão correndo para a quadra.

Ou seja, esses efeitos poderiam ser conquistados mesmo sem o suplemento. Lembrem-se que mesmo o melhor produto do mundo vai fazer 1% de diferença nos resultados – você que comandará os outros 99% com treino, alimentação e descanso.

Os resultados dependem muito mais de sua força mental do que de influências externas.

Ricardo Wesley

O educador físico Ricardo Wesley trabalha há 10 anos com treinamento físico. Ele é especialista em Fisiologia do Exercício; tem MBA em Gestão & Estratégia Empresarial; é mestre em Ciências da Reabilitação e doutorando em Imunologia.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais