Saúde

Por que você deveria sentar no chão por 30 minutos todo dia

Compartilhe

O sedentarismo no Brasil é um problema sério. Uma pesquisa divulgada pela Unimed revelou que impressionantes 47% dos brasileiros são sedentários, o que nos coloca numa indesejada 5ª posição no ranking mundial. Um site americano de desenvolvimento pessoal chamado “Inside Hook” abordou essa questão num artigo recente, trazendo uma sugestão inusitada aos leitores que desejam melhorar a sua saúde e aumentar  a mobilidade: sentar-se por 30 minutos no chão todos os dias. O motivo? Você pode conferir abaixo, na tradução ao português que fizemos aqui no El Hombre.


Estamos vivendo uma crise de sedentarismo. Os números são sombrios: 80% dos empregos nos EUA agora podem ser classificados como “sedentários” e o americano médio passa oito horas por dia sentado.

Então, por que diabos encorajaríamos você a sentar ainda mais? Porque nem todos os tipos de sentar são iguais. Desmoronar-se em um sofá ou curvar-se sobre uma tela não é o mesmo que sentar-se no meio do chão, o que exige que você acione os músculos centrais e mantenha as costas retas.

Os benefícios de sentar-se no chão

Em seu livro “Built to Move” (“Construídos para Mover”, em tradução livre), os gurus da mobilidade Juliet Starrett e Kelly Starrett exaltam as virtudes de sentar-se no chão por pelo menos 30 minutos ao dia.

Quando praticadas regularmente, as posições sentadas são realmente capazes de restaurar a função do quadril e da região lombar, alongar os tecidos dos músculos isquiotibiais e panturrilhas e aumentar a “capacidade de movimento” de uma pessoa. A capacidade de movimento do americano médio tem sido afetada nos últimos anos, o que é mais ou menos a razão pela qual as costas de todos doem.

Mover-se = bom

Uma das razões pelas quais os Starretts querem que as pessoas se sentem no chão ou no piso (enquanto assistem TV, falam ao telefone ou tomam chá) é porque essa ação inevitavelmente resulta em mexer-se. “Queremos que você se mexa e mude de posição enquanto está no chão porque isso lhe dá a oportunidade de girar os quadris em diferentes amplitudes, aliviar a pressão nos tecidos e evitar rigidez e dor”, escrevem no livro. “Seu cérebro vai dizer para você se mover enquanto estiver no chão e é exatamente isso que achamos que você deveria estar fazendo.”

Pode parecer difícil de acreditar, mas uma prática tão simples quanto girar de um lado para o outro no chão, em um esforço inconsciente para ficar confortável, vai impactar sua capacidade de movimento, circulação sanguínea, propriocepção e até mesmo força muscular.

Algumas posições para experimentar

Trinta minutos no chão podem parecer muito, mas essa soma é mais gerenciável se você dividir em incrementos ao longo do dia. E se sentar no tapete da sala como um aluno do jardim de infância não for particularmente inspirador, tente “empilhar hábitos”: vá sentar-se em uma pista, parque ou praia (para também passar tempo ao ar livre).

Algumas posições para começar: sentar de pernas cruzadas (o clássico), sentar 90/90, sentar com as pernas estendidas e sentar com uma perna levantada.

Você entendeu a ideia, né? Sentar não precisa ser um flagelo. Pode ser um superpoder, desde que seja feito corretamente. Portanto, dedique um tempo para sentar no chão todos os dias e você poderá notar melhorias na mobilidade, na saúde das costas e, em última análise, na qualidade de vida.

Pedro Nogueira

Fundador e editor-chefe do "El Hombre" e do "Moda Masculina". Adora jogar tênis, ler livros e passear com seus pets.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais