Por que é importante treinar todos os dias (até mesmo no descanso)

Compartilhe

Aposto que você já viu em centenas de lugares — inclusive aqui — que não tem que treinar necessariamente todos os dias para obter resultados. Inclusive, já deve ter ouvido que treinar todos os dias é contraprodutivo.

Então por que estaria eu, hoje, dizendo o contrário: que você, sim, deveria treinar diariamente?

Explico-me.

Muitas pessoas entendem que o dia de folga do planejamento de treinamento é um dia para comer muito e ficar totalmente sedentário em casa. Ou, para quem é menos radical, que é dia de não fazer nenhum exercício.

Mas essa é uma péssima maneira de pensar. Isso só tem a prejudicar seus objetivos.

Você poderia, ao contrário, aproveitar esses dias justamente para trabalhar seus pontos fracos.

Não estou dizendo que todas as pessoas têm que seguir um regime de treinamento profissional — até porque não estou falando apenas de treino de musculação.

Um erro comum é pensar que “um dia de treino” está relacionado apenas a um tipo de atividade — nesse caso, o treinamento em academia. Não. Há diversas outras categorias de treinamento.

Você precisa pensar na sua saúde como um todo e não apenas no aspecto estético. Você não necessita realizar algum trabalho de flexibilidade? Nada de aeróbio? Certamente que sim! Por isso que todos deveríamos treinar diariamente.

Claro que não todas as musculaturas e nem sempre o mesmo tipo de atividade. Mas vale a pena tentar encaixar, por exemplo, uma rotina de alongamento de 15-20 minutos em um dia de descanso da semana. Isso vai ajudar a melhorar sua postura, evitar lesões e potencializar a sua recuperação.

Outra opção é colocar, ao menos, 20-30 minutos de aeróbio para manter a saúde cardiovascular em ordem e administrar a capacidade de recuperação.

Lembre-se que seu corpo é uma máquina integrada: é preciso manter tudo em ordem e funcionando para alcançar seus objetivos, sejam eles estéticos, de performance ou saúde.

Então treine todos os dias, organizando-se para que nos “dias de descanso” você não realize um trabalho de resistência (musculação) ou de muita intensidade.

Leituras recomendadas:

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode se interessar também:

➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.

Ricardo Wesley

O educador físico Ricardo Wesley trabalha há 10 anos com treinamento físico. Ele é especialista em Fisiologia do Exercício; tem MBA em Gestão & Estratégia Empresarial; é mestre em Ciências da Reabilitação e doutorando em Imunologia.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais