Em 1999, Matrix chegou para mudar a indústria cinematográfica e impressionantemente consegue até hoje, moldar este mercado. Com uma trama digna de ficção cientifica e efeitos especiais surreais, logo o filme se tornou um clássico atemporal. Mais de 20 anos depois, chega aos cinemas a quarta parte da franquia, e se você está ansioso querendo saber mais detalhes da nova produção, não se preocupe, não será preciso escolher entre a pílula azul ou vermelha, é só ficar ligado em nossas primeiras impressões de Matrix Resurrections.
O longa chega aos cinemas brasileiros no dia 22 de dezembro, e se passa 20 anos após os acontecimentos de Matrix Revolutions. Neo vive uma vida aparentemente comum sob sua identidade original como Thomas A. Anderson em São Francisco, Califórnia. Um terapeuta lhe prescreve pílulas azuis para neutralizar as coisas estranhas e não naturais que ele ocasionalmente vislumbra em sua mente. Neo também conhece uma mulher que parece ser Trinity, mas nenhum deles se reconhece. No entanto, quando uma nova versão de Morpheus oferece a ele a pílula vermelha e reabre sua mente para o mundo da Matrix, que se tornou mais seguro e perigoso nos anos desde a infecção de Smith, Neo volta a se juntar a um grupo de rebeldes para lutar contra um novo e perigoso inimigo para livrar todos da Matrix novamente.
O El Hombre foi convidado pela Warner Bros. Pictures para conferir o filme em primeira mão. E agora, contamos o que esperar do novo longa. Se prepare, e confira nossas primeiras impressões de Matrix Resurrections:
1# “MATRIX RESURRECTIONS” VAI BUGAR SUA MENTE!
Matrix Resurrections é inteligente e complexo, capaz de dar um nó na mente de qualquer um, sendo esse um dos grandes triunfos do novo longa. Não espere por uma história simples e metódica, pois desta vez embarcamos em uma jornada diferente de tudo que já foi mostrado, mas mantendo a essência da franquia.
Inclusive, vemos que o poder de escolha é uma ilusão, mostrando que tomar a pílula vermelha ou azul é apenas um ato simbólico. Independente do que escolher, existem só dois caminhos, tornando a “liberdade” algo ilusório. E se você jogar esse contexto do filme na vida real, vai ver que é uma verdade que não queremos enxergar. Por isso, se prepare para bugar sua mente!
2# KEANU REEVES E CARRIE-ANNE MOSS NASCERAM PARA SER NEO E TRINITY!
Podemos dizer que um dos grandes atrativos da franquia é a dupla Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss, que sempre tiveram uma química impecável em cena. E para o alivio de todos, ambos continuam na mesma vibe de seus personagens, não parecendo que se passaram 22 anos desde que interpretaram pela primeira vez Neo e Trinity.
Matrix Resurrections aprofunda a relação amorosa entre Neo e Trinity, sem cair na mesmice hollywoodiana. E grande parte deste arco emocionante se dá pelo ótimo trabalho de Keanu e Carrie-Anne, que provam de uma vez por todas que nasceram para ser este trabalho. Neo por exemplo, está extremamente confuso com tudo que está acontecendo, e Keanu passa essa mesma sensação para o público. Já Carrie-Anne passa a mesma garra e determinação da Trinity de antes, mesmo que as coisas agora estejam diferentes.
Se em 1999 Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss eternizaram seus personagens, agora chegam para honrá-los, mostrando que mesmo tanto tempo depois, estão melhores do que nunca.
3# CENAS DE AÇÃO DE TIRAR O FOLÊGO
Outro grande atrativo da franquia são suas cenas grandiosas de ação. E em Matrix Resurrections elas não poderiam ficar de fora. Admito que desta vez temos em menor número estes momentos, mas eles continuam mirabolantes e alucinadamente maravilhosos.
Espere por cenas dignas de ficção científica, que te farão questionar sobre o que é real, ou não. Além disso, os efeitos clássicos que já conhecemos marcam presença (como a famosa câmera lenta nos momentos de luta). E acredite, as cenas de ação apresentam ideias inimagináveis que vão te deixar sem fôlego.
4# NOSTALGIA PARA OS FÃS
Mesmo que Matrix Resurrections tenha uma nova trama e ideias diferenciadas, espere por muitos momentos nostálgicos, como se estivesse revisitando o passado. Eles funcionam além de uma “simples” homenagem aos fãs, sendo uma parte bem importante na construção desta história, na qual tudo se conecta e faz sentido.
E para os que estão se perguntando se é preciso ver os três filmes anteriores para uma melhor compressão desse, a resposta é sim! O roteiro de Lana Wachowski e David Mitchell consegue unir passado e futuro de forma inteligente e magistral, levando o público de antes de volta à Matrix, além de “coletar” novos fãs do mundo moderno.
5# UMA NOVA FRANQUIA PELA FRENTE?
Lana Wachowski já revelou que no momento ela não tem interesse em fazer uma nova franquia de Matrix. Prova disso, é que Matrix Resurrections funciona até a sua metade como um reboot, e sua outra metade um universo expansivo. Pode parecer complicado de se entender no primeiro momento, mas Lana usa e abusa da metalinguagem para reviver sua obra, mas sem parecer uma cópia, o que é uma ótima escolha.
A sensação que fica é que Matrix Resurrections é um déjà vu alucinante e emocionante, na qual você vê algo e parece que já viu, mas que está diferente. A ideia de assistir um filme de Matrix dentro da própria Matrix é divertida, que se conclui satisfatoriamente bem (mesmo sendo longo demais), e ainda deixa um rico terreno pela frente, caso possa ser explorado em produções futuras.
E já ia me esquecendo: existe uma cena pós-créditos, que rende uma boa piada para a franquia (e para o cinema, de forma geral).
Gostou de nossas primeiras impressões de Matrix Resurrections? Fique ligado que traremos mais conteúdos neste formato!
LEITURAS RECOMENDADAS
Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:
- Warner Bros. Pictures revela o trailer de “DC Liga dos SuperPets”
- Warner Bros. Pictures divulga trailer deslumbrante de “Batman”
- Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore” ganha primeiro trailer
➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.