Ao adotar um estilo de vida mais saudável que inclui a musculação como modalidade esportiva, é comum incluir suplementos esportivos para melhorar o desempenho do treino e consequentemente dos resultados. Nas lojas e sites, existem inúmeras opções, cada qual com sua finalidade e público. Quais são os melhores para você que está começando? Lembrando que as dicas a seguir não substituem um profissional da área. Consulte um profissional antes de tomar qualquer decisão.
Creatina
O suplemento mais estudado é a creatina. E é também a que possui melhores benefícios tanto para os iniciantes como para os atletas avançados. A creatina é um aminoácido que é produzido naturalmente pelo corpo, e pode ser suplementado de forma exógena.
Ela é responsável por melhorar o desempenho físico e a força durante o treinamento, consequentemente melhorando os resultados estéticos e também de performance. Quando for adquirir, procure por uma que tenha o selo creapure, ou invista em uma marca que já tem boa reputação no mercado, como Growth, Integralmedica ou Max Titanium, que mesmo sem o selo, possuem qualidade.
Whey Protein
O mais popular junto da creatina, o Whey é a proteína derivada do soro de leite. Existem opções veganas que cumprem bem o papel, que é basicamente de complementar a ingestão de proteína ao longo do dia. Você precisa aumentar a quantidade de macronutrientes para ter melhores resultados na musculação, e o principal, proteína, é a mais cara. O Whey também possuí outros nutrientes e aminoácidos essenciais para melhores resultados, logo, trata-se de um dos mais completos suplementos.
Cafeina
Usar um estimulante temporário como forma de melhorar o desempenho durante o treino também é uma possibilidade. Existem vários tipos de pré-treino e termogênicos, mas a cafeína segue como a mais segura e mais estudada. Muito impotente consultar o médico antes, pois existem várias contraindicações, especialmente para o cardiopatas. Ela retarda a fadgia e o deixa mais atento e focada, melhorando o desempenho durante a musculação e consequentemente os resultados.
Multivitamínico
A ingestão de vitaminas e minerais deve ser priorizada através de alimentos, mas se você está numa dieta restrita ou por algum outro motivo a ingestão adequada fica comprometida, você pode adotar um multivitamínico que suplemente qualquer deficiência nutricional que tenha. Existem várias listas específicas, logo, escolha de acordo com o que você tenha menor ingestão.