Existem diversos tipos de açúcar, que se diferenciam basicamente pela sua origem e tipo de processamento. O açúcar refinado ou comum é o mais conhecido e também o mais consumido, mas hoje existem diversas outras opções disponíveis.
Provavelmente você já deve ter se questionado: qual o melhor açúcar para se consumir? Qual tipo de açúcar prejudica menos a saúde? Qual açúcar é melhor para quem quer emagrecer?
A resposta é simples: independentemente do tipo de processamento, o açúcar é, de forma geral, um carboidrato de rápida absorção e que gera aumento da glicemia. Todos eles possuem valor calórico semelhante, ou seja, muitas calorias e poucos nutrientes.
Aqueles não refinados, como o açúcar mascavo e o açúcar de coco, podem conter maior quantidade de micronutrientes como zinco, potássio, magnésio, vitaminas e antioxidantes. Contudo, a quantidade oferecida é muito pequena quando comparada ao que uma alimentação balanceada pode oferecer.
Portanto, mais importante que o tipos de açúcar que você consome, é a quantidade de açúcar presente na sua alimentação diária.
Vale lembrar que o consumo excessivo de açúcar está relacionado ao aumento do risco de desenvolver obesidade, diabetes e outras doenças crônicas. Portanto, quanto menor for a quantidade consumida, melhor!
Aqui vai uma dica simples e que você pode tentar colocar em prática: reduza a quantidade de açúcar do seu cafezinho gradativamente, assim você dá tempo para seu paladar se adaptar.
Por exemplo, se você adiciona 3 colheres de chá de açúcar para adoçar o seu café, comece reduzindo para 2 colheres e consuma-o assim durante 10 dias. Depois, reduza mais 1 colher e repita esse comportamento por mais 10 dias. Se desejar, exclua 100% do açúcar do seu café e consuma-o assim por mais 10 dias. Já imaginou quanto deixaria de consumir de açúcar diariamente só retirando-o do cafezinho?
Contudo, vale a pena entender um pouco mais sobre as características de alguns açúcares:
Obtido da cana de açúcar depois do cozimento, é bruto, escuro e úmido. Não é refinado, por isso preserva nutrientes como ferro, ácido fólico, zinco, magnésio e cálcio. Possui sabor similar ao da cana.
É obtido do melado de cana, apresenta cristais e coloração mais clara do que o mascavo. Não passa pelo refinamento e não tem adição de aditivos químicos. Preserva alguns micronutrientes na composição e tem um sabor mais suave.
Obtido da seiva do coqueiro, é pouco processado e não passa pela etapa de refinamento como o açúcar comum. Possui vitaminas e minerais como os encontrados no açúcar mascavo, porém parece apresentar índice glicêmico mais baixo que outros açúcares.
Este açúcar passa pelas etapas de clarificação, filtração e refinamento, removendo o teor de vitaminas e minerais, restando apenas a sacarose.
É obtido a partir da mistura do açúcar refinado com adoçantes (artificiais ou naturais), conferindo a esse produto um poder de adoçar maior que o açúcar comum, porém com menos calorias.
Se o objetivo é ser mais saudável por meio de uma alimentação equilibrada, escolha o açúcar que mais lhe agrada e consuma com moderação. Se você é diabético, busque orientação profissional e individualizada.
Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:
➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais