Qual é a hora certa para se alongar?

Compartilhe

Você quer desenvolver a sua flexibilidade e manter uma postura mais saudável? O alongamento é o melhor caminho. Mas saiba que, se realizado antes ou depois da musculação, ele é contraprodutivo. Por isso, o ideal é adotar está prática em outro momento do dia — ou quando você está fazendo treinamento aeróbico. Aquele alongamento que você pratica após o treino, que dura 10 segundos em cada posição, só tem o intuito de relaxar e nada mais. Por isso, decidi fazer um guia para te guiar neste assunto.

Para realizar um treinamento de flexibilidade eficiente, você precisa antes se aquecer. Pode ser 5 minutos na esteira ou 5 minutos pulando corda. Isso server para elevar a temperatura corporal e aquecer a musculatura que você vai alongar. Portanto, caso vá desenvolver um alongamento de membros superiores, é interessante fazer alguns movimentos circulares dos ombros e até alguns movimentos resistidos leves para evitar qualquer tipo de lesão ou distensão muscular.

(MAIS: Como respirar corretamente durante o exercício)
(MAIS: Dor é sinônimo de resultado na musculação?)

O alongamento, para não distender nenhuma musculatura, não deve ser muito forte. Caso você tente realizar algo intenso demais, o seu corpo fará com que a musculatura se contraía, tornando dessa forma o alongamento menos eficiente. A intensidade ideal é a de um leve desconforto. Sempre procurar relaxar durante a prática, mantendo uma respiração controlada e postura adequada para cada movimento.

Diversas pesquisas indicam que o tempo ideal de manutenção de cada posição para melhoria da flexibilidade varia de 30 segundos a 2 minutos, e que para desenvolver flexibilidade os movimentos devem ser repetidos de duas a três vezes por segmento corporal, em uma freqüência semanal mínima de 3 vezes.

Então você pode organizar o seu treino de flexibilidade de algumas maneiras diferentes. Exemplos?

  • A mesma musculatura repetidas vezes. Você alonga um lado do peitoral, depois o outro e retorna à primeira posição. Após repetir três vezes a sequência, parte para o próximo grupo.
  • Em forma de circuito, realizando uma série de cada grupamento e depois retornando. Você alonga o peitoral, as costas, o anterior de coxa, o posterior de coxa e então retorna ao primeiro movimento e, assim, repete a sequência.

Lembre-se que o treinamento de flexibilidade tem grande influência na questões posturais. Portanto, se você quer ter bons resultados nos treinos e na manutenção da saúde, não negligencie isso.

Ricardo Wesley

O educador físico Ricardo Wesley trabalha há 10 anos com treinamento físico. Ele é especialista em Fisiologia do Exercício; tem MBA em Gestão & Estratégia Empresarial; é mestre em Ciências da Reabilitação e doutorando em Imunologia.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais