Como fazer o perfume durar mais no corpo? Você já deve ter se perguntado isso. Existem várias técnicas para passar o perfume da maneira certa e, assim, tirar o melhor dele.
Mas nenhuma delas é mais determinante do que a concentração da fragrância.
Você já reparou que os perfumes se classificam como Eau de Parfum ou Eau de Toilette, entre outros tipos? Isso significa a taxa de concentração do perfume puro dissolvido no álcool. Quanto maior a composição, mais tempo ele vai durar.
Batemos um papo com a especialista Renata Ashcar, que tem quase 30 anos dedicados ao estudo, pesquisa e difusão da cultura do perfume no Brasil, para ela nos explicar as diferenças de cada categoria.
“Mas a fixação também depende dos ingredientes”, avisa Renata. “Um perfume cítrico, por exemplo, vai evaporar mais rápido do que um amadeirado, por causa da densidade dos ingredientes.”
Também chamado de extrato de perfume, é o tipo que traz a concentração mais alta de essências: acima de 30%. Devido a essa intensidade, ele dura mais tempo no corpo, podendo ultrapassar 24 horas.
“Não recomendo para usar aqui no Brasil”, diz Renata. O motivo? Ele é indicado para climas frios, porque o suor torna seu aroma intenso demais. E como vivemos num país tropical…
Além disso, o preço é salgado. Alguns exemplos de fragrâncias que possuem versão parfum são o Dior Fahrenheit e o Terre d’Hermès.
Seu poder de fixação é bastante alto, de 8 a 10 horas, com a concentração de essências atingindo até 25%. “Ele é indicado para usar em dias mais frios ou à noite”, diz Renata.
Várias fragrâncias têm versão eau de parfume (EDP) e eau de toilette (EDT). Um exemplo é o Polo Blue, cujo EDT de 75ml custa R$ 399 e o EDP sai por R$ 469.
Para Renata, o eau de toilette é o tipo ideal de perfume para usar no Brasil. Ele dura bastante tempo no corpo — de 6 a 8 horas — trazendo de 8% a 10% de concentração.
Você pode usar durante o dia ou à noite, no inverno ou no verão.
A grande maioria dos perfumes masculinos possui versão EDT. Duas sugestões nossas são o Guerlain L’Homme Ideal e o Dior Sauvage.
O deo colônia (ou desodorante colônia, no nome completo) é uma categoria que existe apenas no Brasil. A grande maioria dos perfumes nacionais está nela.
Sua concentração de fragrância pode chegar a 10% e a fixação é semelhante à do EDT, em torno de 6 a 8 horas. Um deo colônia bastante famoso é o Malbec, de O Boticário.
Por que os perfumes nacionais são chamados de “deo colônia” em vez de “eau de toilette”? Trata-se apenas de uma questão de nomenclatura, porque na essência, são praticamente iguais.
SAIBA MAIS EM NOSSO GUIA DOS PERFUMES MASCULINOS OFERECIDO PELA SEPHORA
Em parceria com a SEPHORA, a maior rede de produtos de beleza do mundo, o EL HOMBRE preparou um canal especial sobre o universo das fragrâncias. Nele você vai saber:
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais