Algum tempo atrás, montamos um post que falava sobre o consumo de carrões esportivos que pareciam gastadores por serem potentes, mas, na verdade, eram consumidores frugais de combustível.
Os leitores curtiram o texto, mas também perguntaram se seria possível trazer esse assunto para um patamar mais próximo ao da nossa realidade, ou seja, montando um comparativo com os modelos que temos ao nosso alcance.
A preocupação do consumidor em relação ao tema é cada vez maior, ainda mais agora com os preços da gasolina aumentando a cada dia – e dando sinais de que não vão parar de subir tão cedo.
Sendo assim, resolvemos atender aos pedidos e, para ficar mais objetivo, separamos os modelos por tipos e por marcas.
Dessa forma, podemos apresentar rapidamente as principais opções que cada montadora nos disponibiliza hoje.
Começamos nossa série pelos compactos:
VOLKSWAGEN
A montadora alemã tem uma longa tradição de oferecer modelos acessíveis e confiáveis aos brasileiros.
Aliás, Volkswagen em alemão significa “carro do povo” e desde os tempos em que o simpático fusquinha tomava conta das ruas essa tem sido a tônica da marca. Eis as opções:
- VW UP!
Recém chegado à frota, o UP! veio para o Brasil com uma missão complicada: ser mais popular – e vender mais – do que o recordista Gol. Após a euforia do lançamento, vieram os preços (considerados altos demais pelo público) e o interesse arrefeceu. Traz apenas versões 1.0 flex de 3 cilindros e 3 opções de modelos.
- VW Gol
Eterno recordista de vendas, o Gol é conhecido pela sua vocação de ser “pau pra toda obra”. Está na 5ª geração e hoje, mesmo enfrentando concorrentes mais modernos (inclusive dentro da própria casa), ainda traz uma das melhores relações custo/benefício. Oferece versões 1.0 e 1.6 ambas com 8 válvulas. Conta com uma versão Bluemotion, que foi criada objetivando maior economia.
- VW Fox
O Fox é uma opção para quem não quer o minimalismo do UP!, mas também quer um pouco mais de espaço do que o Gol oferece. Tem uma boa gama de versões, incluindo a Bluemotion de 3 cilindros e motorizações 1.0 e 1.6 ambas flex.
FORD
A Ford também já tem certa história quando o assunto são modelos compactos. O Ford Ka, por exemplo, quebrou paradigmas quando chegou com seu visual diferente, quase estranho para a época.
Uma das características mais marcantes da marca do oval azul sempre foi o conforto de seus automóveis e, os compactos, não fogem à essa regra. Eis as opções:
- Ford KA
Recém remodelado para se adequar à nova plataforma da Ford, o Ka melhorou em muitos aspectos e um deles também foi o consumo – que já era um dos pontos a favor do carro. Oferecido em versões flex 1.0 (todas com 3 cilindros) e 1.5, o pequeno agora tem mais espaço, mais conforto e bastante tecnologia embarcada.
- Ford New Fiesta Hatch
Para evitar atrapalhar a empreitada do novo KA, a Ford deixou de oferecer os modelos hatch 1.0 do Fiesta, deixando apenas a opção da versão sedan equipada com o motor Zetec Rocam. Logo, sobrarão os modelos 1.5 e 1.6 do New Fiesta que, mesmo sendo considerados “Premium”, também são compactos.
FIAT
A Fiat fez história no segmento dos compactos com o espartano Mille, que por muito tempo foi também o carro mais barato do país. Isso até os modelos chineses chegarem.
A montadora italiana também sempre foi conhecida por trazer modelos inovadores para o Brasil e inaugurar tendências. Quem aí se lembra das vendas pela internet? Pois bem. Eis as opções:
- Fiat UNO
Remodelado, modernizado e pronto para brigar com as novidades tecnológicas dos dias atuais, o Uno deixou de ser a caixinha de sapatos para virar um compacto funcional, bonito, bem acabado e com a boa mecânica de sempre – que hoje conta até com opções de câmbio automatizado. Traz versões flex de motorização 1.0 e 1.4, essa última com uma versão Economy, totalmente focada em baixo consumo.
- Fiat Palio
Sempre uma boa opção no segmento, o Palio desde que apareceu no mercado começou uma batalha pela liderança nas vendas com o então líder absoluto Gol que até hoje perdura. Ambos se alternam no poder (no momento, o italianinho assumiu a ponta) constantemente. Possui versões flex com motorização 1.0, 1.4 e 1.6. E também uma versão fire que substituiu o guerreiro Uno Mille.
- Fiat Punto
O Punto ocupa uma faixa intermediária entre o compacto Palio e o Hatch Bravo que, teoricamente, não teria necessidade de existir. No entanto, a Fiat o mantém na grade talvez para aumentar as opções de escolha de seus clientes, o que também é uma coisa boa. Disponível nas motorizações 1.4 e 1.6, o Punto peca muito no quesito consumo.
CHEVROLET
Em termos de montadoras nacionais, a GM é uma das que mais está devendo um compacto de qualidade.
Com o Agile e o Sonic (ambos fracassos de vendas) fora da grade, coube ao Onix a tarefa espinhosa de brigar sozinho contra rivais melhores, mais modernos e com mais opções.
Alguns, ainda, não reconhecem o Onix como um modelo compacto – apesar de ele se encaixar na categoria. Eis as opções:
- GM Celta
O Celta foi, em sua época, quase a mesma coisa que o UP! tentou ser atualmente: uma novidade barata que chegaria para oferecer qualidade a baixo custo. Pelo menos uma coisa ele trouxe, que foi o baixo custo. O resto, ele deve até hoje. Com design ultrapassado e tecnologia obsoleta, o Celta só resiste na linha de produção por causa do seu preço baixo. Traz apenas versões 1.0.
- GM Classic
Outro remanescente da velha guarda, o antigo Corsa Sedan permanece a venda também por conta do preço. Com um publico fiel, ele tem uma excelente relação custo benefício mesmo ultrapassado. Tem manutenção baixa e bom valor de revenda. E só. Também oferece apenas uma opção de motorização: a 1.0.
- GM Onix
Representante mais moderno da marca, o Onix já foi escolhido como o melhor compacto nacional. Hoje ele tem uma concorrência bem mais acirrada, no entanto, ainda é uma boa opção. Ele segue o padrão GM de bom acabamento e tem uma boa lista de itens de série. Vem em quatro versões diferentes e oferece motorizações 1.0 e 1.4 ambas flex.
OUTRAS MONTADORAS
- Nissan March e New March
A nipônica Nissan, famosa por ter carros de qualidade com designs que dividem opiniões, entrou bem no mercado dos compactos com o March. Mesmo agora, remodelado e com nome novo (ele ganhou um “New” no nome), a montadora optou por manter a venda a versão antiga como modelo de entrada. Espaçoso e recheado de itens de conforto, o pequeno Nissan oferece motorizações 1.0 e 1.6 ambas flex.
- Renault Clio
A montadora francesa também tem boas opções no quesito “compactos”. E uma delas é o Clio. Com fama de ser robusto e possuir baixo custo de manutenção, o Clio também vai bem no que se refere ao consumo. Atualmente, ele só é oferecido com a opção de motorização 1.0 flex.
- Renault Sandero
Segunda boa opção de compactos da marca francesa, o Sandero veio para modernizar o segmento e inaugurar uma nova linha de produtos, toda ela baseada na sua plataforma. Dele, saíram o Logan e também a Duster. Oferecido nas opções 1.0 e 1.6 – ambas flex – o Sandero também tem escolhas esportivas e aventureiras.
- Citroen C3
O pequeno francês já está há um bom tempo por aqui e vem arregimentando uma legião de fãs por onde passa. Bem equipado e confortável, o compacto da Citröen só peca no valor do seguro. Disponível nas motorizações 1.5 e 1.6 (ambas flex), ele também manda bem no consumo.
- JAC J3
Primeiro chinês a chegar no Brasil com uma estratégia sólida (e atrativa) de mercado, o J3 trazia 6 anos de garantia e prometia muitos itens de série por um preço baixo. Realmente ele cumpriu o que prometeu e, de quebra, trouxe também uma boa rede de concessionárias reconhecidas pelo bom atendimento prestado. Dotado de um propulsor 1.3, é o único que ainda não ganhou versão flex.
- Hyundai HB20
Considerado o mais moderno compacto do segmento, o HB20 se tornou rapidamente o “bicho-papão” do mercado e, ainda hoje, é um dos modelos que mais cresce em volume de vendas. O design atual, o preço competitivo, itens de série como câmbio automático, a qualidade da marca e a garantia de 5 anos fazem dele um excelente negócio. O pequeno coreano oferece opções de motorização 1.0 e 1.6 ambas flex.
- Peugeot 208
Moderno, bem equipado, bonito mas ainda com uma rede de atendimento que deixa muito a desejar, o Peugeot 208 é de todos o mais completo e o mais tecnológico da nossa lista. Só precisa caprichar um pouco mais no quesito consumo. Traz uma excelente gama de itens de série e duas opções de motorização flex: 1.5 e 1.6.
- Honda FIT
Não poderíamos fechar essa lista sem mencionar o multifacetado compacto da Honda que, se não é um primor de consumo nem de preço, é sem sombra de dúvida o automóvel mais versátil desse segmento. Ele é um compacto com espaço interno de minivan, tem múltiplas configurações de bancos e uma mecânica que praticamente não dá manutenção (fora as programadas). A versão atual conta apenas com a motorização 1.5 flex, mas ele já possuiu versões também 1.4.
E então, curtiram? Esperamos que tenham gostado. Comentem, opinem, tragam suas opiniões! No próximo capítulo, vamos abordar um mercado que também está super concorrido e cheio de opções: os sedans pequenos e médios.