Uma das maneiras mais rápidas de detonar a saúde é dormindo pouco. Isso faz você engordar; piora a memória; abaixa a imunidade; detona a produtividade; e te leva a envelhecer mais cedo, entre outras coisas.
Mas afinal, quantas horas devemos dormir por noite? Tudo depende da sua idade. A BBC publicou recentemente uma pesquisa sobre a quantidade ideal de sono:
- Adolescente (14 a 17 anos): em torno de 10 horas por dia
- Jovens adultos (18 a 25 anos): de 7 a 9 horas por dia
- Adultos (26 a 64 anos): de 7 a 9 horas por dia
- Idosos (65 anos ou mais): entre 7 e 8 horas por dia
Como podemos ver, na maior parte de nossa vida — dos 18 aos 64 anos — o ideal é entre 7 a 9 horas de sono. A pesquisa traz recomendações também para bebês e crianças. Em geral, quando mais novo, mais horas devemos dormir. No caso de recém-nascidos, por exemplo, a sugestão é de 14 a 17 horas diárias. Conforme vamos envelhecendo, a necessidade vai diminuindo gradativamente.
SONO & SAÚDE
É de extrema importância não ficar abaixo do limite recomendado pelos especialistas. Além daqueles problemas de saúde que citamos no começo do texto, um estudo revelou que se você dormir menos de 6 horas por noite, o risco de ter um ataque cardíaco fica 50% maior.
E não pense você que adianta dormir pouco durante a semana para, depois, compensar no sábado e domingo. Isso pode até ajudar a recarregar as suas energias, mas os efeitos para a saúde são praticamente nulos.
Convencido a dar mais atenção ao seu sono a partir de agora? Então aproveite que fizemos uma matéria aqui no El Hombre com 5 dicas para conseguir dormir e acordar mais cedo todo dia. Esse é um hábito que ajuda a criar rotina e a controlar melhor a qualidade do sono.