InícioEntretenimentoTecnologiaQuão seguros estamos de ataques virtuais?

Quão seguros estamos de ataques virtuais?

Os sites do New York Times e do Washigton Post sofreram, nas últimas semanas, ataques de hackers. Muito provavelmente, a origem é chinesa. O motivo? As reportagens que andaram publicando sobre a fortuna do primeiro-ministro do país. Empresas de tecnologia, como Twitter, Facebook e Apple, também foram vítimas deste tipo de ofensiva no período.

No caso do Twitter, foram roubadas informações de mais de 250 mil contas. O Facebook disse que apenas dados corporativos, emails e alguns códigos fontes foram copiados. Já a Apple afirmou que o ataque não foi bem sucedido; uma pequena quantidade de Mac’s foram infectados e eles já estão sobre quarentena.

É difícil descobrir exatamente quem está por trás disto. Estamos falando, afinal, de piratas extremamente capacitados, que deixam pouquíssimos rastros — ou nenhum — para trás. Mas sabe-se que a brecha usada para infectar as máquinas foi o Java. Esse programa, que ajuda os browsers a rodarem informações visuais, é muito usada nos sites. Ele e o Flash são os campeões em falhas de segurança.

Tais notícias me fizeram pensar no seguinte: se estas empresas gigantes do Vale do Silício, que gastam milhões com segurança virtual, foram hackeadas, quão seguro eu estou?

(MAIS: Vale a pena fazer jailbreak no seu iPhone?)
(MAIS: O retorno glorioso de Kim Dotcom)

Bom, depois de refletir um pouco sobre o assunto, percebi que não há motivo para desespero. Sim, estamos protegidos. Explico. Willie Sutton, notório ladrão do século 20, foi perguntado uma vez sobre a razão dele roubar bancos. Sua resposta foi imediata: “Porque é onde está o dinheiro de verdade.” Impossível uma resposta fazer mais sentido que essa.

E o que isso tem a ver com meu computador ser hackeado ou não? Simples. Os hackers vão sempre atrás de onde está a informação que eles procuram. E, convenhamos, seu PC não deve ter dados valiosos para eles.

Vale lembrar que existem outros tipos de hackers. Um pilantra de fundo de quintal, que não consegue entrar no sistema do Facebook, pode tentar invadir a sua máquina para roubar senhas de cartões. Mas como eu já disse, eles são pilantras de fundo de quintal. Se você estiver protegido por antivírus e evitar o uso da dupla Flash/Java, não terá nenhum problema com eles.

Enquanto existirem os bancos e as grandes corporações, então, você pode ficar tranquilo. Os melhores hackers sempre estarão mais ocupados com estas instituições do que com você, que só usa o computador para jogar Call of Duty e passear pelo Facebook.

Pedro Cohn
Pedro Cohn
Um dos fundadores do El Hombre, hoje vive na Califórnia à beira do mar. Se você quer irritá-lo, basta falar mal da Apple. Mas prepare-se para tomar um pontapé na orelha.