Que tal ter na garagem o primeiro Batmóvel real da história?

Compartilhe

O automóvel que materializou o veículo do Batman na vida fora dos quadrinhos em 1963 irá à venda com um lance inicial de 90 mil dólares.

Vai dizer que você nunca infernizou a vida de sua mãe e de seu pai para que eles comprassem aquele Batmóvel animal? Claro que estamos falando de uma réplica em miniatura.

Quem nunca dirigiu um Batmóvel pelas ruas perdidas da sala de casa não sabe o que é ser feliz. Sorry, não queria jogar na cara.

O lado bom disso é que sempre é tempo para ser feliz. A loja de brinquedos é logo na esquina.

Mas o que é essa felicidade quando descobrimos que poderíamos ter um Batmóvel de verdade em nossa garagem?

Foi anunciado recentemente que o primeiro Batmóvel real da história será leiloado.

O carro foi montado em 1963, portanto três anos antes da grande série do super-herói ir para as telas de TV.

A HISTÓRIA DO PRIMEIRO BATMÓVEL

Quem realizou a construção foi um fazendeiro americano de 23 anos na época, o Forrest Robinson, que o fez em cima de um velho Oldsmobile 88. E desse velho carro sobrou apenas o chassi e o motor V8 de 5,3 litros e 230 cv, porque todo o resto foi modificado.

E então você pode perguntar: “Mas se esse carro surgiu antes da série de TV, para que ele servia?”

Na verdade, a ideia inicial de Robinson era usar o carro apenas para proveito pessoal. Ele queria ter uma caranga bacana, descolada. E convenhamos que a ideia tinha tudo para suprir esse desejo (e provavelmente supriu).

Então ele planejou o carro com a ajuda do amigo Len Perham e, depois de 3 anos, pôde dar vida ao veículo transformado.

Acontece que não é qualquer um que tem um Batmóvel à disposição e por isso Robinson recebia algumas propostas para alocar seu carro para campanhas publicitárias do Batman. “Ué, por que não?”, ele deve ter pensado

A própria DC Comics contatou o americano para poder usar seu automóvel. Para isso, eles pintaram o Batmóvel de Robinson de preto e vermelho (o original era prateado). A partir de então o carro percorreu muitos cantos dos Estados Unidos, para fins publicitários, como o Batmóvel oficial (licenciado e tudo) saído diretamente dos quadrinhos.

Para construir o Batmóvel o fazendeiro se baseou nos carros que apareciam nos quadrinhos. Mas nenhum em especial.

A primeira vez que o veículo do Batman deu as caras (e nem tinha esse nome ainda), foi na edição 27 da revista Detevtice Comics, em 1939. Ele era um carrinho simples (se considerando as máquinas absurdas que o herói  utiliza hoje), sem grandes engenhocas, inspirado num Cord 810/812.

Não servia como base para os duros trabalhos do herói, lhe oferecendo equipamentos para lutar contra o mal – mas simplesmente um meio de locomoção, como um carro é para nós, seres normais.

A primeira aparição do Batmóvel nas HQ’s, que nem tinha esse nome ainda

Então é óbvio que esse veículo que será leiloada em dezembro não será daqueles Batmóveis mais modernos, que mais parecem um tanque de guerra. É um conversível da hora e muito personalizado.

Mas, bom, é um Batmóvel, afinal. E é oficial.

O PRIMEIRO BATMÓVEL MESMO?

No começo do ano passado o carro usado na série de TV dos anos 60 também foi leiloado. Mas aí, meu amigo, a brincadeira foi mais generosa: o valor de arremate foi de 3,47 milhões de euros.

Isso porque a máquina em questão foi o primeiro Batmóvel a aparecer nas séries de TV, em 1966.

Esse carro foi construído em cima de um Lincoln Futura que custou 1 mísero dólar numa venda de ferro velho em 1955 e sua transformação gerou uma despesa de 15 mil dólares.

Está bom ou quer mais?

O primeiro carro da série iniciada em 1966

Depois que o Lincoln Futura ficou pronto, a DC Comics aposentou oficialmente o Oldsmobile e o devolveu para Robinson.

Portanto, o primeiro Batmóvel oficial não é o da série, como muitos acreditavam, mas o do fazendeiro, que, vivendo na penúria, acabou vendendo-o por 200 mil dólares.

Depois disso o automóvel ficou parado por décadas e mais décadas antes de cair na mão da casa de leilão Heritage Auctions, que colocará o Batmóvel a venda para quem quiser – e puder – comprar.

Pensando que gastaram milhões pelo Lincoln, até que o velho Oldsmobile 88 de cinco metros de comprimento está em conta, não?

Antes dessa história toda, no entanto, no distante ano de 1943 o Batman estreava na TV com a série menos popular The Batman, que contou com 15 capítulos. E é claro que aí o heróis já tinha um carro para ir se locomover.

O veículo utilizado foi um Cadillac 1939 preto. Mas o verdadeiro conceito do Batmóvel ainda não existia. Tanto que o mesmo carro era usado para a vida cotidiana de Bruce Wayne e para as ações do Batman. A única diferença era que durante o combate ao crime a capota ficava levantada.

E assim também foi com o Mercury 1949 que servia à série Batman & Robin. Esse dois carros passaram longe dos holofotes que os carros do herói costumam receber. Não eram a estrela do show. Talvez por isso não sejam considerados os primeiros Batmóveis.

O Mercury acima e o Cadillac abaixo

Agora fique com algumas fotos do veículo que será leiloado em breve e me diga se não seria um verdadeiro sonho poder acomodá-lo em sua garagem. Ou melhor: Batcaverna.

Felipe Lex

Co-fundador do El Hombre, Felipe é o galã da redação. Gosta de velocidade na moto e nas bolas de sinuca. Cuida do nosso marketing digital e das reportagens de carros/motos.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais