Passou a Copa do Mundo. Voltou, enfim, o Brasileirão.
Falamos mal, criticamos em comparação a outros torneios de países europeus. Usamos sempre o mesmo comentário: “Está nivelado por baixo”. Reclamamos da baixa média de público, inferior até mesmo às de China e EUA, por exemplo.
Mas não adianta: estávamos com saudades de a bola rolar pelos gramados ruins, com estádios vazios, do nosso torneio nacional mais empolgante.
Como bons amantes do futebol nacional, a nossa saudade era provocar rivais e ver nosso clube de coração em campo. Que venham emoções, caneladas, furadas, futebol de baixo nível e também gols bonitos até dezembro. Façam seus bolões e apostem no Cartola. Ele voltou.
E passada a décima rodada, realizada neste último meio de semana, tive a mesma certeza de quando começou o torneio. O Cruzeiro é candidato ao título e será difícil bater este forte adversário. É o time mais consolidado dentre todos os outros. Mas dois clubes me chamaram a atenção.
Corinthians e, sobretudo, o São Paulo incomodarão muito os mineiros. Vão dar trabalho. O primeiro porque terá a seu favor, além, é claro, de ter se reforçado, o seu novo estádio – a Arena Corinthians, agora passada a zica da primeira vitória, que ocorreu na quinta depois do triunfo de 2 a 0 em cima do Internacional.
O uruguaio Lodeiro e o paraguaio Romero foram duas excelentes contratações, que encorparam o já forte elenco alvinegro.
O Tricolor Paulista já estava muito forte antes da pausa para a Copa do Mundo, depois da contratação de Alan Kardec. Aí durante o Mundial, na surdina, o clube anunciou a ambiciosa contratação do craque e ídolo Kaká.
Com tempo para trabalhar, como teve Muricy na pausa pela competição vencida pela Alemanha, o Tricolor se armou taticamente e agora mostrará sua solidez em campo. Olho neste time.
Mesmo assim, não vejo que os paulistas conseguirão frear o líder e forte Cruzeiro neste momento. O time de Marcelo Oliveira, em minha opinião, só não leva o bicampeonato do Brasileirão caso se perca, por problemas internos, nesta competição.
E aí, hombre, quem leva o Brasileirão e quem voltou com mais força depois da pausa para a Copa do Mundo? Aposto contigo meus palpites.