InícioEntretenimentoEsportesQuem são os Pelés do tênis de dupla que atropelam todo mundo

Quem são os Pelés do tênis de dupla que atropelam todo mundo

Imagina um jogador de futebol disputar individualmente alguma premiação contra o Pelé. A resposta é certa: o Rei do Futebol não dava – ou ainda daria – chance para qualquer adversário.

É mais ou menos assim que acontece no tênis de duplas atualmente.

Os irmãos Mike e Bob Bryan são quase imbatíveis e formam uma dupla lendária para o esporte mundial. Quem sofre com isto é o brasileiro Bruno Soares, atualmente integrante da terceira melhor dupla do mundo.

E foi com o desfecho de sempre que o brasileiro deu adeus ao ATP Finals de Londres, nesta última sexta-feira, dia 14. O mineiro e seu companheiro, o austríaco Alexander Peya, perderam para os irmãos Bryan por 2 sets a 0 na semifinal da competição que reúne os melhores tenistas do ranking ao final da cada temporada.

É só topar com os americanos e Bruno perde.  O azar do brasileiro foi ter encontrado em sua geração uma dupla tão eficiente e emblemática.

Na final do torneio, em partida que aconteceu nessa tarde de domingo, a dupla enfrentou o também brasileiro Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig e venceu por 2 sets a 1, com um placar de 10 x 7 no super tie-break. É o 10º título dos Bryans na temporada e o 4º no Torneio dos Campeões da ATP.

tenis-2-el-hombre
Os irmãos levantando a taça hoje

OS IRMÃOS

Mas quem são estes atletas americanos que passam o “rodo” em todos os duplistas da atualidade?

Os irmãos Bryan começaram a disputar torneios juntos aos seis anos de idade. E logo na primeira competição, adivinha: eles venceram. Isso ocorreu em 1986. A partir daí o caminho para o sucesso era certo.

Entre 1996 e 1998 conquistaram o primeiro lugar das duplas no ranking universitário. O primeiro título profissional veio em 2001, em Memmhis, na terra natal deles. Depois disso, veio uma enxurrada de conquistas. Desde 2003 formam a melhor dupla do mundo.

São 13 títulos de Grand Slams (a dupla mais vitoriosa), três títulos do ATP Finals e a medalha de ouro na Olimpíada de Londres, em 2012.

Em 2009 foram eleitos a melhor dupla da década do tênis. Em 2010, tornaram-se a dupla com mais conquistas, ao vencerem o título do ATP de Los Angeles, o 62º da carreira (atualmente são 90).

Foram, ainda, a primeira dupla da história a alcançar o “Calendar Golden Slam” (vencer os 4 Grand Slams e a Olimpíada de forma consecutiva). Arrecadaram ao longo da carreira mais de R$ 70 milhões.

Então, se você é daquele que não acompanha muito tênis e quer se mostrar atualizado na roda de bar para seus amigos é só dizer que quem venceu a última competição no torneio de duplas foi a dupla dos Bryans.

E, mais uma vez, que pena que Bruno, um brasileiro muito talentoso, encontrou adversários tão emblemáticos em sua geração. Caso contrário, teria conquistado ainda mais títulos para o esporte nacional.

Felipe Piccoli
Felipe Piccoli
Felipe Piccoli é especializado em jornalismo esportivo desde 2008. Com passagens pela Rádio Bandeirantes e pelo jornal Marca Brasil, hoje ele é coordenador de reportagem da Band.