Todo mundo sabe que fazer exercício, parar de fumar e colocar mais salada no prato faz bem para a saúde. Qual é a novidade disso tudo?
Mas existe outra arma poderosa para aumentar a expectativa de vida que dificilmente um médico já sugeriu para você: ter bons amigos.
Exatamente, senhores. Os amigos literalmente fazem bem para a nossa saúde. E quem diz isso é a ciência, não um filósofo de boteco, como pode soar.
Vamos aos fatos, ok? Um grupo de pesquisadores analisou 148 estudos com dados sobre as interações sociais e os índices de saúde de quase 310 mil pessoas ao longo de 7,5 anos. A partir disso eles calcularam a expectativa de vida com base nas relações com amigos e família.
E, veja só, pessoas com vida social ativa tinham 50% mais chance de continuarem vivas ao final do período analisado. Em geral elas vivem 3,7 anos a mais.
SOLIDÃO = 15 CIGARROS POR DIA
Ser solitário, segundo o estudo, é tão ruim para a saúde quanto fumar 15 cigarros por dia. Surpreendente, né?
A explicação de Julianne Holt-Lunstad, a líder da pesquisa, é que laços fortes dão propósito à nossa vida e nos influenciam a cuidar melhor de nós mesmos.
Ela também diz que é bem mais fácil lidar com o estresse (uma bomba atômica para a nossa saúde) quando sabemos que existem pessoas com as quais podemos contar sempre.
Então na próxima vez que seus amigos te chamarem para sair, e você ficar com preguiça porque está no sofá vendo Netflix, você agora já sabe qual é a opção que prolongará a sua vida.