Olá, senhores, @pedronog na área! Hoje vou falar mais uma vez sobre cursos online e gratuitos, mas desta vez com um foco específico: empreendedorismo.
Se você tem vontade de abrir um negócio próprio, este período de isolamento social é uma boa oportunidade para estudar bastante e fazer o planejamento. Assim, quando a pandemia passar, você já estará preparado para colocar o seu plano em ação!
Quem aí se lembra do texto que fiz sobre as melhores plataformas de aprendizado gratuito da internet? Uma delas era o Coursera, que tem cursos de universidades famosos como USP, Yale e Stanford.
Eles estão com 1,500 opções gratuitas (veja todas aqui) sendo que quase 100 são em português. Eu vasculhei esse acervo e selecionei quatro cursos que, na minha opinião, podem ajudar bastante novos empreendedores a criar um negócio de sucesso. São eles
- “Administração Financeira”, do Insper, com 27 horas de conteúdo;
- “Criação de Startups”, da USP, com 15 horas;
- “Negociações de sucesso”, da University of Michigan, com 17 horas;
- “Empreendedorismo”, da Unicamp, com 11 horas.
Como vocês podem ver, são cursos longos e com bastante conteúdo. Mas eu recomendo não se limitar a eles, caso você esteja pensando em abrir um negócio. Há outras duas plataformas que, na minha opinião, complementam muito bem os ensinamentos do Coursera:
1# Em primeiro lugar, temos o Sebrae, que oferece cursos em geral mais curtos, na faixa de 2 a 3 horas, focados em conhecimentos específicos (e essenciais) para o empreendedor. Neste link aqui você consegue ver a lista das aulas gratuitas e online deles.
2# Além disso, na Udemy tem quase 500 cursos liberados de graça. Eles são relativamente rápidos; e ensinam habilidades complementares que ajudam bastante no dia a dia do empreendedor. Por exemplo? Edição de vídeo e treinamento para Excel. Eu inclusive já fiz um texto aqui no El Hombre com 10 sugestões de cursos gratuitos da Udemy, você pode ver neste link.