O Instituto de Economia e Paz (IEP) anualmente divulga o Índice Global de Paz (GPI), uma medida baseada em dados que quantifica a paz global. Os resultados de 2023 são amplamente semelhantes aos do ano anterior, mas com algumas mudanças pontuais. O país mais pacífico do mundo, no entanto, permanece o mesmo pelo 16º ano consecutivo.
O relatório observa que, embora alguns fatores, como o número de mortes por terrorismo, tenham melhorado ao longo do tempo, a quantidade de incidentes violentos relacionados à COVID-19 — como distúrbios mentais em resposta ao lockdown e ataques físicos direcionados — de 2020 a 2021, foram alarmantes. Na verdade, houve pelo menos 158 países que registraram um ou mais incidentes violentos diretamente relacionados à pandemia durante esse período.
Para montar a lista, o IEP classifica 163 nações usando três domínios de paz: o nível de segurança da sociedade; a extensão dos seus conflitos domésticos e internacionais; e o grau de militarização. Dentro desses domínios, a organização analisa 23 indicadores qualitativos e quantitativos, incluindo taxas de encarceramento, taxas de homicídio, mortes por conflito, percepções de criminalidade e muito mais. As pontuações são então médias para um composto geral — quanto menor a pontuação, mais seguro o espaço.
Aqui estão os 10 países mais seguros do mundo, juntamente com a pontuação de cada país (sendo um o mais pacífico e cinco o menos pacífico):
O Brasil ficou na 132ª posição dos 163 países são avaliados
A segurança é um fator crucial para muitos viajantes ao escolher um destino, seja para viajar sozinho, com crianças pequenas ou por preocupações com a discriminação. A lista do IEP fornece uma visão valiosa sobre quais países oferecem o maior senso de segurança e paz.
➤ Gostou deste conteúdo? Confira outras matérias semelhantes em destaque no site do El Hombre.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais