Filmes & Séries

11 razões para assistir – ou rever – O Poderoso Chefão

Compartilhe

O clássico entre os clássicos! A trilogia de O Poderoso Chefão teve seu primeiro filme nos cinemas no ano de 1972, sendo um sucesso de público – principalmente masculino – e crítica. Hoje estamos aqui para te dar 11 razões para conferir este clássico atemporal caso nunca tenha visto, ou para rever com outros olhos a história da família Corleone.

O filme ganhou mais duas sequências, sendo uma em 1975 e a última em 1991. A série de filmes comandada pelo diretor Francis Ford Coppola trouxe de forma magistral um clima de drama mesclado com suspense policial. Podemos acompanhar nestes três filmes as tramas que envolvem a família Corleone. Sendo ela uma das mais poderosas entre a máfia italiana nos Estados Unidos.

OS ENSINAMENTOS DE O PODEROSO CHEFÃO

Indo muito além de uma trilogia cinematográfica, O Poderoso Chefão trouxe ao mundo lições de vida valiosas, que todo homem pode – e deve – aprender ao decorrer da vida. A história trata de assuntos como lealdade, família, confiança e negócios. Selecionamos as mensagens mais inspiradoras vindas deste clássico:

– MANTENHA SEUS AMIGOS PRÓXIMOS, E MAIS PRÓXIMO AINDA OS INIMIGOS: Viver rodeado só de amigos é impossível, mas aprendemos que você deve manter sempre por perto as amizades, as protegendo. Além disso, mais importante ainda é manter as inimizades próximas, nunca as deixando saber que ocupam este “cargo”. Com isso, você sempre saberá o que estão planejando contra você.

– UM HOMEM DE VERDADE É AQUELE QUE SE DEDICA À FAMÍLIA: Lição básica deixada pelo filme, sendo uma das mais importantes. Se dedicar a esposa e aos filhos faz bem para a cabeça e faz com que seja a chama para você lutar e ser melhor amanhã do que foi hoje.

– SEJA FORTE O SUFICIENTE PARA CORRER ATRÁS DOS SONHOS: A vida é uma caixinha de surpresas, não é mesmo? Às vezes as coisas saem diferentes de como você planejou. Mas nem por isso desista. Quando algo der errado, você tem a opção de desistir ou se reerguer e ser mais forte ainda. Fica ao seu critério. Por isso, nunca desista facilmente de seus sonhos. O sucesso vêm para os fortes.

– TENHA CUIDADO COM O QUE FALA: Isso serve tanto para o lado pessoal e profissional. Expor para qualquer um o que você pensa e planeja é a mesma coisa que contar seus segredos, o tornando públicos. Isso pode acarretar interferências direta e indiretamente no que você planeja, podendo lhe prejudicar no futuro.

– DEVO ODIAR MEUS INIMIGOS? JAMAIS! É com os inimigos que você aprende a ser a melhor versão de você mesmo. Agir com raiva e ódio só te prejudica, pois assim você estará entrando em conflito onde a emoção está no poder. Se deixar levar pela razão, certamente a solução do problema será mais precisa.

– CUIDADO COM SEUS ATOS: Tudo que você construiu ao longo da vida pode ser destruído em questões de segundos. Atitudes precipitadas – como raiva e orgulho – podem lhe custar muito caro.

SEJA O PODEROSO CHEFÃO NO MUNDO DOS NEGÓCIOS

Você já parou pra pensar que O Poderoso Chefão tem tudo a ver com o mundo dos negócios? Mesmo sendo um filme da década de 70, muita coisa pode ser aplicada nos dias atuais, tanto em empresas ou até mesmo na sua carreira profissional.

– AMEÇAS? JAMAIS! ARGUMENTAR? SEMPRE! Don Corleone mantinha sua mente livre de ira e desentendimentos. A questão é sempre encontrar soluções e meios para obter o sucesso. Ter um temperamento cruel pode lhe conduzir á emboscadas. Não cometa este erro. Insultos sempre irão aparecer pela frente, e assim você pode escolher entre gastar sua energia em ira ou escolher o lado de perdoar, caminhando ao que realmente importa.

– SEJA DECIDIDO COM O QUE QUER: Quando chegar o momento que você souber o que precisa fazer, faça! Numa empresa, por exemplo, se sua equipe está tomando as decisões certas, confie nela sempre. Muitas das vezes, hesitar demais leva à perda de tempo e grandes oportunidades.

– “AMIGOS E NEGÓCIOS – ÁGUA E AZEITE”: Uma frase já resume tudo e não poderia ser mais clara. Jamais misture amizades com negócios. Isso pode lhe levar á tomar decisões erradas, prejudicando ambos. Evite esta situação e separe as duas coisas, pode ter certeza que você irá evitar dor de cabeça futuramente.

– O PODER DE CRIAR UMA NETWORK: Aprendemos com Vito Corleone à importância de ter uma rede de contatos influentes. Ele ajudava as pessoas que vinham até ele, assim garantindo que elas prestassem favores em troca. Na época, nem era o nome de network que era usado, mas se encaixa perfeitamente na atualidade. Por isso é de extrema importância: tenha contatos leais a sua volta.

– ENFRENTE OS PROBLEMAS: Não é só de coisas boas que se vive nos negócios. Por isso saiba ouvir notícias ruins e encarar de peito aberto à situação. Se você ficar os evitando, chegará um dia que não haverá mais escapatória, o que pode acarretar em coisas piores. Identifique e encare os problemas, sempre!

O QUE TORNA O PODEROSO CHEFÃO SER UM CLÁSSICO ATEMPORAL?

Convenhamos que a história e os ensinamentos que aprendemos nesta trilogia são de uma riqueza excepcional. Mas nada disso seria possível se não fosse o trabalho brilhante do diretor Francis Coppola e seu elenco magnífico que foi escolhido a dedo.

O grande triunfo da história é justamente os diálogos, cheio de metáforas e frases de efeito que trazem a tona reflexões que nunca envelhecem. Na verdade, O Poderoso Chefão é uma adaptação do romance do escritor Mario Puzo, mas que na época estava com pouca atenção voltada para seu livro. Francis Coppola leu e releu inúmeras vezes a história, fazendo anotações do que poderia mudar para concretizar o filme. O que acabou se tornando a adaptação mais bem sucedida da história do cinema. Mesmo depois de 47 anos, continua no coração dos fãs apaixonados pela produção e conquistando novos seguidores.

Francis Coppola teve trabalho para colocar Marlon Brando no filme. O ator vinha com uma fama de causar problemas nos sets. Mas para Coppola, o ator seria o único possível a fazer Don Vito Corleone. Depois de muita insistência aos executivos da Paramount, o diretor conseguiu convencê-los após gravar um vídeo com Marlon Brando fazendo o personagem. Além dele, a trilogia conta com a presença de Al PacinoRobert De Niro, que em “O Poderoso Chefão 2” interpreta Don Vito Corleone mais novo.

O PODEROSO CHEFÃO NO OSCAR

A trilogia é um sucesso absoluto e considerado um dos melhores filmes de gângster da história do cinema. Prova disso é suas premiações: o primeiro filme teve 10 indicações ao Oscar de 1973, levando para casa 3 estatuetas de ouro (sendo elas para melhor filme, melhor roteiro adaptado e melhor ator – para Marlon Brando). Já a segunda parte recebeu 11 indicações, ganhando 6 estatuetas ( de melhor filme, melhor diretor, melhor ator coadjuvante – para Robert De Niro – melhor roteiro adaptado, direção de arte e trilha sonora). Inclusive, até hoje na história do Oscar, Marlon Brando e Robert De Niro são os únicos atores a ganharem uma estatueta por interpretar o mesmo personagem. A terceira parte recebeu 7 indicações ao Oscar, mas não levou nenhuma estatueta dourada pra casa.

Erik Wallker

É o "viking geek" do El Hombre! Apaixonado por filmes e coleções, viaja em cada frame que é captado por seus olhos no cinema.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais