InícioAtitudeRelacionamentoRomântico ou bad boy? 3 em 4 brasileiras preferem os carinhosos, revela pesquisa

Romântico ou bad boy? 3 em 4 brasileiras preferem os carinhosos, revela pesquisa

Para descobrir quais características tornam um homem irresistível para uma mulher — romantismo, autoconfiança, elegância, virilidade, companheirismo — a Axe encomendou uma pesquisa que ouviu mulheres de 18 a 40 anos em oito países, incluindo o Brasil.

Os resultados foram surpreendentes. Ou será que não?

As brasileiras valorizam homens fortes e autoconfiantes, mas preferem os caras que gostam de assistir um filme no sofá, levam para jantar num restaurante bacana, as apresentam logo à família dele e postam fotos do casal no Facebook.

Isso é familiar para você?

O estudo conduzido pelo instituto Datos Claros ouviu mulheres do Brasil, Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Emirados Árabes, Tailândia, Turquia e Reino Unido. As características masculinas foram divididas em duas categorias: Chocolate e Ouro.

As qualidades masculinas OURO selecionadas e oferecidas como opção para as mulheres foram:

  • Atraente
  • Autoconfiante
  • Educado
  • Elegante
  • Fashion
  • Habilidoso
  • Inteligente
  • Maduro
  • Sedutor
  • Viril

As qualidades masculinas CHOCOLATE escolhidas foram:

  • Charmoso
  • Companheiro
  • Compreensivo
  • Doce
  • Espontâneo
  • Engraçado
  • Romântico
  • Inteligente
  • Sedutor
  • Sensível

Especificamente no caso do Brasil, 75% das mulheres pesquisadas preferiram os homens da categoria Chocolate, aqueles românticos que mandam flores.

Enquanto isso, na média de todos os países avaliados, elas ficaram mais ou menos divididas: 65% sairiam com homens de características Chocolate, enquanto 59% topariam um encontro com alguém Ouro.

De acordo com as adeptas do perfil Chocolate, o homem ideal é aquele que gosta de ficar em casa e assistir a um filme juntinho no sofá — essa é a preferência de 89% das brasileiras ouvidas na pesquisa.

Caras que postam fotos do casal no Facebook também ganham pontos no conceito feminino: 85% curtem encontrar em seu feed de notícias imagens dos dois abraçadinhos.

O grupo feminino que pendeu para as características Ouro é mais exigente: 81% das entrevistadas considera irresistível um homem que a leve para passar as férias em um resort de luxo.

shutterstock_201692570

Nos itens da conquista, apareceu em segundo lugar o convite para um jantar romântico no melhor restaurante da cidade: essa possibilidade conquistou 68% das respostas mundiais e 70% das brasileiras.

Nos dois grupos, 75% delas consideraram um fator importante ser apresentadas à família dele. Ou seja, o namoro tem que ser oficial. Na sequência, como não poderia deixar de ser, vem o pedido de casamento: esse é um passo importante para 64% das entrevistadas.

Para 7 entre 10 mulheres ouvidas, a combinação das características Chocolate e Ouro foi apontada como ideal. No Brasil, 90% das mulheres acreditam no sucesso dessa combinação.

A pesquisa também mostrou quem são as celebridades que melhor personificam os perfis:

OS HOMENS CHOCOLATE PREFERIDOS PELAS MULHERES

  1. Ashton Kutcher (73% das mulheres)
  2. Robert Pattinson (65%)
  3. Michael Bublé (59%)
  4. Justin Timberlake (55%)

OS HOMENS OURO PREFERIDOS PELAS MULHERES

  • David Beckham (81% das mulheres)
  • Príncipe William da Inglaterra (78%)
  • Cristiano Ronaldo (67%)

A Axe pediu para o psicanalista, sexólogo e psiquiatra Walter Ghendin analisar os resultados da pesquisa.

“As mulheres não querem ser seduzidas e descartadas como objetos e também não anseiam por uma vida monótona. Se pensarmos nas características do homem Chocolate, o que atrai é o fato de ele oferecer amor e afeto. Ele se permite agir como criança sem ser imaturo, assume as responsabilidades de um adulto sem ser antiquado e formal”, diz Ghendin.

“Já os homens com características Ouro tem como pontos fortes a confiança, são convictos sem ser autoritários e tem coerência no que pensam e sentem.”

* * *

Artigo publicado originalmente em nosso parceiro Homem no Espelho

Wilson Weigl
Wilson Weigl
Criador do site "Homem no Espelho", de grooming. Foi editor de Cuidados Masculinos da revista GQ, responsável pelas seções e reportagens de cuidados corporais, saúde e fitness. Antes, trabalhou como editor em Men’s Health.