Como usar a musculação para corrigir suas assimetrias

Compartilhe

Um fato interessante é que nenhum ser humano é perfeitamente simétrico, portanto, sempre existem diferenças entre seu lado esquerdo e direito. Mas, quando falamos de físico e treinamento, não podemos deixar que isso ocorra. Apesar de natural, é perfeitamente possível amenizar as assimetrias a ponto de elas ficarem completamente imperceptíveis. Para isso, vamos observar quais as opções de estratégias que podemos utilizar.

Carga

É a estratégia que eu mais adoto por ser simples, prática e à prova de erros. Ela consiste em não forçar o membro mais fraco a trabalhar com a carga do membro mais forte. O ideal é exercitar ambos os lados com a carga em que o membro mais fraco suportar sem distrorcer os movimentos. Dessa forma, o mais forte vai permanecer com seu tamanho normal e o mais fraco vai evoluir com mais facilidade. Quando isso acontecer aumente a carga para que aquele que tem mais força também se desenvolva.

Séries

Essa estratégia é ótima se utilizada de maneira adequada. Consiste em realizar 1 série a mais com o membro mais fraco. Só é preciso ficar atento para verificar se essa série a mais está sendo o suficiente para estimular mais o crescimento muscular do membro fraco, pois isso pode não acontecer (afinal, o que é 1 série em um treino com 30?). É importante atentar para outro fato: quando o treinamento for muito esgotante, essa série a mais pode prejudicar o músculo que já está exaurido.

Repetições

Trocar as repetições de um lado do corpo é furada (por exemplo, fazer 3×10 com o músculo forte e 3×15 com o fraco). Apesar de poder ser utilizado como estratégia em caso de lesões, em caso de treinamento para hipertrofia a possibilidade de gerar desequilíbrios ainda maiores é grande.

Exercícios

Modificar os exercícios para equilibrar o trabalho dos membros é bastante válido. Mas não trocar o exercício quando passar do lado mais forte para o mais fraco, e sim escolher movimentos que evidenciem se houver a diferença entre um e outro. Se você realiza, por exemplo, um exercício em uma máquina de remada simples, pode não perceber que está fazendo mais força com um membro do que com o outro. Mas se você fizer o mesmo movimento com halteres, então a percepção dessa diferença fica muito mais evidente.

Volume total do treino

Se você percebeu que tem um ponto fraco e necessita dar mais atenção àquela musculatura vale a pena reservar mais tempo para ela. Por exemplo, em vez de realizar 2 exercícios para aquele músculo, é valido utilizar 3 ou 4 movimentos para poder tratar o problema de uma maneira mais evidenciada, obviamente, reduzindo o número de movimentos no resto do treino.

Lembre-se de utilizar somente um método por vez para poder manter registro do que está ou não dando certo.

É possível tornar as assimetrias imperceptíveis com a malhação

Ricardo Wesley

O educador físico Ricardo Wesley trabalha há 10 anos com treinamento físico. Ele é especialista em Fisiologia do Exercício; tem MBA em Gestão & Estratégia Empresarial; é mestre em Ciências da Reabilitação e doutorando em Imunologia.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais