Samba: exercício educativo #7

Compartilhe

Dando continuação em nossa coluna sobre exercícios educativos, hoje vamos falar do Samba (também conhecido como Carioca), treino que também é muito utilizado como aquecimento.

O Samba trabalha e fortalece algumas musculaturas pouco estimuladas durante a corrida. E então você pergunta: “Se elas são pouco estimuladas, por que isso iria me ajudar?” E nós respondemos: elas te auxiliarão a ter uma melhor estabilidade das articulações. Isso é ideal para corredores de rua que costumam enfrentar diferentes tipos de terrenos, com muita irregularidade. É bom também para quem corre na terra.

O exercício consiste de um deslocamento lateral cruzando as pernas. É importante ter cuidado, principalmente, nos seguintes pontos: movimento lateral dos tornozelos e dos joelhos (essas articulações não podem “virar” para nenhum dos lados), e postura geral adequada (sempre procurando olhar para frente, mesmo que seja mais difícil para se equilibrar).

Para realizar o exercício mantenha os joelhos ligeiramente flexionados para dar mais mobilidade. Se você nunca fez o Samba, procure iniciar de forma lenta e atenciosa. Tente sentir o corpo no movimento e planeje-se para fazer o treino de forma progressiva.

Sugestão de progressão para o Samba:

  • Realizar todas as cruzadas de perna pela frente deslocando-se para a direita e para a esquerda
  • Realizar todas as cruzadas de perna por trás deslocando-se para a direita e para a esquerda
  • Alternar as cruzadas (uma vez pela frente e outra por trás) deslocando-se para a direita e para a esquerda

Ricardo Wesley

O educador físico Ricardo Wesley trabalha há 10 anos com treinamento físico. Ele é especialista em Fisiologia do Exercício; tem MBA em Gestão & Estratégia Empresarial; é mestre em Ciências da Reabilitação e doutorando em Imunologia.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais