Homens podem achar as mulheres complexas. E para além da complicação usual, uma vez ao mês, tudo piora e se intensifica! A tão conhecida e temida crise de TPM se aproxima, e aquela sua namorada doce e delicada transforma-se em um furacão.
Mas ao certo, você sabe o que é a TPM? E o que fazer ou não fazer neste período?
T. P. M. é uma sigla para muitos significados: Todos Problemas Misturados, Tocou Perguntou Morreu, Tendência Para Matar, Tira as Patas Maldito. Brincadeiras para algo tão real: a Tensão Pré Menstrual.
Neste período, que corresponde à semana que precede a menstruação, desaparecendo alguns dias após o fluxo menstrual, identifica-se um conjunto de sinais que afetarão sua linda parceira nas esferas físicas, sociais e psicológicas de sua vida.
Os sintomas físicos são claros: cólica, irritabilidade, tensão, humor deprimido, aumento de sensibilidade nos seios, aumento do apetite (sua princesa se torna uma draga devoradora de doces e salgados), dificuldade de concentração, raiva, choro fácil (sim, por absolutamente qualquer coisa!), tonturas e acne.
Mas o problema está quando tais variações físicas invadem a vida profissional e pessoal de sua parceira causando prejuízo. E você, como seu companheiro, poderá se mostrar um excelente parceiro auxiliando-a na identificação de tais sintomas, buscando por controle, e prestando atenção para não provocar a onça com vara curta.
ENTENDA SUA FERA
Do ponto de vista dos hormônios sexuais, os homens são muito mais simples do que as mulheres. Vocês fabricam testosterona cuja produção começa a cair inexorável e lentamente a partir dos 20, 30 anos de idade. As transformações que essa queda provoca no humor masculino são, de certa forma, previsíveis e é por isso que as mulheres dizem que os homens são todos iguais.
Conosco, é diferente.
A concentração dos hormônios sexuais varia no decorrer do ciclo menstrual. Assim que termina a menstruação, tem início a produção de estrógeno, que atinge seu pico ao redor do 14º dia do ciclo, quando começa a cair e a aumentar a produção de progesterona. O nível desses dois hormônios, porém, praticamente chega a zero durante a menstruação.
Portanto, em cada dia do mês, a mulher tem uma concentração de hormônios sexuais diferente da do dia anterior e diferente da do dia seguinte. O impacto que isso provoca no humor feminino também oscila de um dia para o outro.
Por isso, os homens dizem que as mulheres são difíceis de entender.
Lembram-se da tal da serotonina, o hormônio do bom humor? Sabe-se que no período pré-menstrual há uma queda nos níveis deste hormônio. Sabe-se também que, diferentemente dos hormônios do homem, os hormônios femininos interferem com a produção da serotonina. Isso explicaria os sintomas psíquicos, enquanto os físicos resultam principalmente da própria alteração hormonal.
DICAS VALIOSAS PARA COMBATER OS SINTOMAS
Para se manter preparado para quando a TPM chegar, é essencial saber como se comportar durante esse período. Por isso eu vim dar algumas dicas para que você já saiba de antemão como agir e não seja pego de surpresa (mais uma vez!).
O mais importante mecanismo para o controle da TPM é conhecer sua parceira, e ajudá-la com isso. Ninguém pode trabalhar com algo desconhecido, portanto entenda e enfrente seu rival. Os hormônios mudam nosso humor? Mudam. Então, homens, não fujam da raia!
Sua garota sabe que a mudança dos hormônios vai alterar o humor, está anotando no calendário e vocês já perceberam que ela anda mais irritada: ajude-a. Evite discussões tolas e disponibilize-se para cozinhar o jantar quando chegar. Amoleça sua fera.
Aconselhe-a a não dizer tudo o que sente ao chefe justamente porque a reunião marcada há meses culminará com “aqueles dias”. Caso isso aconteça, ela perderá o emprego, o que é justo porque não se pode falar tudo aquilo que se pensa. Peneirar o que se diz ajuda a tornar tudo melhor.
Lembre-se dos fatores externos: sua mulher pode não ter TPM se estiver atravessando uma fase boa da vida e a serotonina sendo produzida em quantidade adequada, mas pode apresentar caso esteja passando por situações difíceis, como doença na família, dificuldades econômicas, exaustão com os filhos, pressão no trabalho. Nesses casos, o nível deste hormônio, que já deve estar baixo, cairá ainda mais.
Cuidado com o que discutem: a TPM pode passar, mas o que foi dito ou feito custará a ser esquecido.
Corra! Literalmente. Convide-a para praticarem uma atividade juntos. Exercícios físicos ajudam, pois reduzem a tensão, aumentam o nível de serotonina e melhoram a autoestima.
Esta dica é preciosa: nunca diga calma! Acalmar uma mulher em crise apenas profetizando tais palavras terá efeito exponencialmente contrário. Traga um chá, ou deixe-a assistindo a um filme que será de maior valia.
Última cartada? Dê-lhe doces. Quando cai a serotonina, a mulher sente compulsão por doces. Não há mulher que desconheça o desejo de chocolate nos dias que antecedem a menstruação. O açúcar libera endorfina, substância que transmite sensação de bem-estar.
Munidos de todos estes elementos, espero, homens, ter contribuído para que vocês estejam preparados e transformem a TPM de sua mulher em Temporada Para Macho.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais