O sucesso da série Guerra dos Tronos (“Game of Thrones”) é lembrado até hoje: adaptação para a televisão do universo dos livros “As Crônicas de Gelo e Fogo”, de George R. R. Martin, a obra conquistou o mundo inteiro e gerou engajamento raramente visto dentro da indústria. No Brasil, era comum amigos e familiares preparando a casa para o silêncio absoluto a cada domingo durante a noite para assistir ao novo episódio, que seria comentado ao longo de toda a semana.
Esse sucesso explica o investimento multimilionário da plataforma HBO Max em A Casa do Dragão, série que relata os 400 anos anteriores aos eventos de Game of Thrones e apresenta detalhes sobre a dinastia Targaryen e seus dragões. Sendo considerada sucesso imediato, e conquistando a atenção do público que poderia assinar serviços concorrentes como Netflix e Amazon Prime, a série já possui novidades quanto a sua segunda temporada, e ao que tudo indica, a alta qualidade de roteiro, efeitos especiais e elenco será mantida. Confira:
TECNOLOGIA INOVADORA
Uma das primeiras impressões do público ao assistir aos primeiros episódios de A Casa do Dragão é a altíssima qualidade da produção e imagem. Tecnologias importantes para extrair a melhor qualidade das telas de TV de última geração, como resolução 4K e HDR Dolby Vision, tecnologia capaz de ampliar o alcance dinâmico e aumentar o contraste entre pontos escuros e pontos claros em uma cena, estão presentes. Mas a série extrapola: com custo de cerca de 20 milhões de dólares por episódio, A Casa do Dragão conta com o uso de uma técnica avançada encontrada apenas em grandes lançamentos do cinema – uma tela com cobertura de 360 graus. Isso permite que os atores se posicionem dentro do ambiente virtual criado pela tela, que projeta imagens em alta qualidade. Isso significa que o ator pode, por exemplo, enxergar em tempo real os efeitos especiais como ambientes nevados, montanhosos, castelos iluminados e claro, dragões.
A qualidade altíssima de imagem é, por sorte, preservada através do streaming: ao usar o HBO Max em um smartphone moderno, smart TV ou aparelhos como o Google Chromecast e Amazon Fire Stick, a qualidade máxima é maior do que a encontrada em pacotes de televisão à cabo ou receptores via satélite, e a tecnologia de compressão moderna com codecs como HEVC e AV9 garante a transmissão sem artefatos até mesmo em conexões de Wi-Fi mais modestas, com velocidade reduzida. É possível, inclusive, acessar o conteúdo através do 4G ou das recém chegadas redes 5G.
SEGUNDA TEMPORADA EM 2024
A primeira temporada foi sucesso absoluto! Com mais de 10 milhões de espectadores apenas durante a primeira noite foi mais do que o suficiente para justificar aos executivos da HBO a produção da segunda temporada, que está confirmada para algum momento durante o ano de 2024.
Não há mudanças significativas no elenco confirmadas até o momento, no entanto, mudanças na produção já foram confirmadas. Para amantes do universo de Game of Thrones, não há motivos para preocupação quanto a qualidade e consistência do roteiro: George R.R. Martin ainda estará atuando como criador de conteúdo e produtor da segunda temporada, vigiando o roteiro – apesar de ainda não ter se pronunciado oficialmente sobre os temas dos próximos episódios.
Agora nos resta acompanhar ansiosamente os próximos episódios da primeira temporada, e seguir buscando por mais notícias que possam revelar detalhes do que acontecerá com a dinastia Targaryen na próxima temporada.