InícioLifestyleCarrosSeguros de veículos reduziram arrecadação em 5,3% em relação a 2020

Seguros de veículos reduziram arrecadação em 5,3% em relação a 2020

O impacto da Covid-19 trouxe muitas mudanças para o mercado de seguros. Com agilidade, as seguradoras criaram novas propostas e adaptaram as velhas para que o cliente possa manter seu Seguro Auto sem complicar seu orçamento. Como resultado, os segurados encontraram um maior leque de possibilidades, o que torna imprescindível uma pesquisa prévia para fazer uma boa negociação.

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Durante os primeiros meses da pandemia, com as medidas tomadas e o prognóstico de uma crise econômica, muitos brasileiros começaram a procurar a forma de reduzir as despesas e de cortar gastos desnecessários. Assim a compra de um novo automóvel foi postergada e os gastos familiares foram readaptados.

Nesse processo o seguro de veículos foi alvo de ajustes nos orçamentos doméstico. Muitos procuraram negociar com a seguradora para pagar um preço menor e outros trocaram por alternativas mais econômicas. Mas vários tiveram que cancelar o serviço ou deixaram de renovar, considerando que ao não circular já não seria necessário.

Isto fez com que a arrecadação caísse 5,3% até agosto, comparando com o mesmo período do ano 2019, segundo a Síntese Mensal publicada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). No entanto, desde os primeiros meses as seguradoras estavam criando novas propostas e flexibilizando suas negociações com os clientes para evitar perdê-los, garantindo uma boa relação entre custos e benefícios para ambas partes.

Uma das medidas para quem já possuía um plano de seguro foi a de estender os prazos dos bônus e oferecer melhores descontos e maiores parcelamentos para quem estava em tempo de fazer a renovação. Mas, com o objetivo de alcançar novos clientes, uma das principais estratégias foi desenvolver novas modalidades de seguro que oferecem maior adaptabilidade às necessidades dos clientes.

Por exemplo, a Youse ofereceu 20% na renovação da apólice mesmo se o cliente quisesse recortar coberturas no plano para economizar um pouco mais e a vistoria do veículo feita de forma on-line. Para os novos clientes ofereceu o “seguro para a quarentena” com as coberturas básicas, mas 44% mais barato.

O Bradesco também oferece um seguro 30% mais barato o Seguro Auto Light. Em outubro, aproveitando o mês de conscientização sobre o câncer de mama, fez ênfase no seu seguro Auto Mulher, seguro completo, pensado especificamente para elas com um canal de assistência às 24 horas exclusivo e garantindo um ágil atendimento nas oficinas credenciadas.

O incentivo da pandemia para as operações digitais foi muito grande, isto permitiu que jovens startups ganhassem maior visibilidade e mais alcance para as novas modalidades de seguro. Este é o caso da Thinkseg. Esta empresa oferece seguros sob medidas. Ótima alternativa para quem está usando pouco seu veículo.

Um seguro sob medida pode ser de acordo a um determinado tempo ou pela quantidade de quilômetros percorridos. No caso da Thinkseg, seu seguro “premia” quem usa pouco seu veículo, porque o gasto a pagar é menor. Em definitiva, o cliente paga uma mensalidade de acordo com seu perfil mais um pequeno valor pelos quilômetros andados durante o mês.

Com tantas modificações o segmento de seguros nos 4 meses de forma consecutiva mostraram um leve crescimento, segundo os dados publicado na Conjuntura CNseg n° 33. A queda no segundo semestre, como consequência direta da pandemia, tinha sido de 13,8%.

Contudo, no terceiro trimestre o cenário mudou completamente: o crescimento foi de 7,7%, com avances em todos os segmentos do mercado de seguros. Pontualmente no item de seguros de Danos e Responsabilidades, sem incluir o seguro DPVAT, cresceu 17% em setembro, comparado com setembro de 2019. O seguro de automóveis também cresceu no mesmo mês: 4,3% favorável após a retração de 3,8% em agosto. Contudo, no acumulado neste ano a taxa ainda é negativa, de -4,1%, devido aos meses de abril e maio que foram os de menor arrecadação.

Em toda esta situação, como fica o cliente?

Atualmente o motorista que quer fazer um seguro para seu carro pode escolher entre diversos tipos de seguro, entre coberturas mais abrangentes e outras menos. O leque de possibilidades é muito mais amplo do que no cenário pré-pandemia.

Antes já não era tão fácil escolher qual era o melhor seguro para o veículo. Muitas pessoas pegavam qualquer um, mesmo que fosse só por indicação do vendedor do veículo, mas no momento de ativar o seguro se encontravam com surpresas, por não entender completamente a apólice e não fazer as consultas antes de usar o seguro.

Por isso, diante de tantas opções para o cliente é preciso dedicar um tempo para avaliar as vantagens e as desvantagens de cada uma das operações, para escolher se um seguro por perda total do veículo em caso de roubo é suficiente ou se é preciso um seguro mais completo, como uma cobertura compreensiva; para ver quais são as assistência que se precisa e o alcance de cada uma.

Além de se informar e tirar todas suas dúvidas sobre o funcionamento do seguro, é conveniente que realize algumas simulações on-line, para ver algumas opções. Mas se não tiver certeza para contratar, procurar um corretor de confiança que possa lhe ajudar na escolha do melhor seguro para seu carro.

Redação El Hombre
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