Com o passar dos anos tudo foi ficando mais fácil – de trocar o canal da TV até fazer compras. A única coisa que você precisa fazer é dar um clique aqui ou ali e pronto.
E com exercício físico e saúde não foi diferente. O avanço também nessa área fez com que surgissem diversas promessas de resultados fáceis.
Mas o que todos se perguntam é: será que 5 minutos por dia de exercício realmente é suficiente? Será que uma máquina simples e divertida queima mesmo 1000 calorias por hora? É possível alcançar resultados rápidos?
Então vamos a alguns mitos e verdades.
RESULTADOS FÁCEIS EM 5 MINUTOS
Vamos começar esclarecendo que a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza 30 minutos de exercícios aeróbios de baixa intensidade em cinco ou mais dias por semana para a manutenção da saúde.
No entanto, existem alguns artigos científicos que demonstram que realmente treinos de curta duração mas muito intensos podem ter um resultado extremamente positivo, aumentando a capacidade aeróbia/anaeróbia e também o gasto energético total pelo EPOC (consumo de oxigênio pós treino).
Mas, apesar de estarmos falando de um protocolo curto (mais ou menos 4 minutos), temos que levar em consideração que esses são exercícios de intensidade máxima. Ou seja, muitas vezes mais intensos do que o que as propagandas sugeremem. Isso sem contar o tempo de aquecimento, desaquecimento, etc.
Mito!
1000 CALORIAS EM 1 HORA
Vamos pensar no mito que diz que é possível gastar 1000 calorias por hora em uma atividade física. Parar isso, utilizemos um protocolo reverso, calculando o que é preciso para gastar essas 1000 calorias.
Para começar, vamos considerar uma atividade simples e que gaste muita energia: a corrida, durante um período de 60 minutos. Agora, vamos ver quais as condições necessárias de velocidade e de peso para seja possível gastar 1000 calorias em uma hora.
Ou seja, não é nada fácil queimar mil calorias correndo apenas uma hora.
Não que essas atividades aeróbias que são comercializadas não tenham valia alguma. O problema é que elas simplesmente exageram no possível “benefício” por estratégia de marketing.
Mito!
RESULTADOS RÁPIDOS
Concordo que é possível obter resultados relativamente rápidos, afinal, esse é um aspecto relativo que varia de pessoa para pessoa.
O objetivo estético que se alcança com mais rapidez é o emagrecimento. Ganhar massa muscular é um processo bem mais demorado.
Mas aqueles programas de perder 10 quilos em uma semana é roubada. Eles só servem para te deixar sem forças e desidratado, possivelmente fazendo com que você perca mais massa magra do que gordura.
No entanto, é plenamente possível perder 1 quilo por semana, sendo a maior parte gordura. Tem quem pense que esse é um resultado devagar, mas desconsidera que são 7000 calorias a menos em 7 dias.
E não pense que é fácil: o trabalho precisa acontecer de forma bem planejada para que você mantenha sua massa muscular e permaneça saudável. O treino tem que ser organizado com consciência e a alimentação tem que ser equilibrada.
É preciso muita disciplina para treinar pesado, abdicar de algumas bebidas e comidas e se habituar com a rotina proposta. No entanto, é bem possível alcançar resultados relativamente rápidos – mas nada fáceis.
Verdade!
Enfim, como todos sabem (mas muitos não querem acreditar) não existe milagre do emagrecimento e qualquer um desses programas que prometem isso está mentindo.
Invista em sua dieta e treinamento com consciência e rapidamente os resultados aparecerão.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais