A NASA oficializou que a sonda Perseverance está próxima de iniciar a manobra de pouso em Marte para estudar o solo do planeta. Esse período que antecede a chegada é o momento de maior tensão da missão, pois determina se todo o esforço de lançamento e da viagem será ou não recompensado.
O período de nervosismo envolve a entrada na atmosfera de Marte, o processo de descida e a aterrissagem. Este momento que é chamado carinhosamente pelos astronautas de “sete minutos de terror”, em relação à duração desse procedimento totalmente automatizado.
Sem qualquer forma de controle manual do robô, a agência fica sabendo se ele foi bem sucedido somente mais tarde, quando novos dados são enviados da sonda para o sistema da NASA.
A Perseverance (“perseverança”, em português) é a sonda mais sofisticada que a NASA possui atualmente. Ela deve pousar na superfície de Marte na próxima quinta-feira (dia 18).
A sonda está viajando pelo espaço desde que foi lançada do cabo Canaveral, na Floria, no fim de julho. Quando chegar a Marte, a Perseverance terá viajado 470 milhões de quilômetros.
Esta é a primeira missão da NASA que vai procurar sinais de vida antiga em outro planeta, para ajudar a responder à questão: chegou alguma vez a existir vida em Marte? O robô vai explorar a cratera de Jezero, local de um extinto lago que existiu há 3,9 bilhões de anos, além de procurar por microfósseis nas rochas e solos.
Infelizmente assistir o pouso da sonda não será possível. Mas a NASA está convidando o mundo a acompanhar sua contagem regressiva e a narração de aterrissagem, que serão transmitidos ao vivo na quinta-feira, a partir das 16h15 do horário de Brasília pelo canal público da NASA.
Além disso, a transmissão poderá ser acompanhada pelo app, YouTube, Twitter, Facebook, Linkedin, Twitch, Daily Motion ou o site da Theta.tv. É importante ressaltar que este ano será a primeira vez que a agência irá oferecer a opção da apresentação em espanhol.
Se tiver sucesso, a Perseverance será o nono pouso da Nasa em Marte. Algumas semanas depois da chegada, câmeras e microfones na espaçonave vão mostrar as imagens do ponto de vista da sonda pela primeira vez.
Gostou do texto? Confira essas matérias do El Hombre relacionadas ao assunto:
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais