Preciso começar dizendo que sou um grande fã de Space Jam – O Jogo do Século. Quando criança, meu sonho era ser jogador de basquete por causa do filme. Não tive altura suficiente para ser um atleta, e a ideia de ser um profissional dentro da quadra foi ficando para trás. Mas, não que isso seja ruim. Hoje guardo na memória com muito carinho e nostalgia um longa que, de certa forma, me inspirou. Depois de 25 anos, tenho a chance de retornar para este universo em Space Jam – Um Novo Legado, que já lhes adianto, consegue ser tão bom quanto o original.
A convite da Warner Bros Pictures, fomos conferir em primeirão mão Space Jam – Um Novo Legado, que chega dia 15 de julho nos cinemas brasileiros. Vale lembrar que a pandemia está sendo superada a cada dia, portanto, a sessão foi realizada com todos os protocolos de segurança. Tais medidas se estendem para todos os cinemas brasileiros, para que você possa se divertir com segurança.
Uma coisa é inegável em Space Jam – Um Novo Legado: ele se mantém fiel a sua ideia original. Mas não pense que irá ver uma cópia do filme de 1996. Não mesmo! Desta vez, acrescenta novos ingredientes (afinal, estamos em outra década) para enriquecer sua história e chamar a atenção de todos os públicos. Quer saber mais (sem spoilers!) sobre o novo longa? Entre dentro da quadra, e bora jogar!
SINOPSE DE “SPACE JAM – UM NOVO LEGADO”
A inteligência artificial Al G sequestra o filho de Lebron James e envia o lendário jogador dos Los Angeles Lakers para uma realidade paralela, onde vivem apenas os personagens de desenho animado da Warner Bros. Para resgatar o seu filho, ele precisará vencer uma partida épica de basquete contra superversões digitais das maiores estrelas da história da NBA. Para essa dura missão, King James terá a ajuda de Pernalonga, Patolino, Lola Bunny, dentre outros personagens.
COMO SE CONSTRÓI UM LEGADO?
Em 1996, Michael Jordan e os Looney Tunes conseguiram inspirar crianças com uma trama simples e divertida. Mas agora, em 2021, era praticamente impossível usar a mesma formula. Afinal de contas, os pequenos hoje em dia estão muito mais antenados do que antes. Essa missão estava nas mãos dos roteiristas, para atualizar o “legado” de Space Jam. E o mais interessante, é que conseguem, mesmo usando um assunto já mostrado em diversos outros filmes.
Só que aqui em Space Jam – Um Novo Legado tudo é mais potencializado, abusando de cores e tecnologia para aproximar o público infantil. Não é novidade que as crianças passam horas com seus aparelhos tecnológicos nas mãos, participando de jogos on-line no mundo todo. Logo, ter uma carreira nesse ramo se torna “uma inspiração” para a maioria delas. O filme une clássico e moderno, usando a metáfora de que seja seu futuro dentro das quadras reais ou virtuais, é preciso antes de mais nada, ser quem você realmente é.
Portanto, Space Jam – Um Novo Legado consegue fazer um ótimo jogo, apresentando uma mensagem sobre a vida, e que certamente vai inspirar seus espectadores, sejam eles meninos ou meninas/homens ou mulheres. Assim nascendo de fato, um novo legado.
MICHAEL JORDAN VS. LEBRON JAMES
Alerta de polêmica: qual dos dois super astros do basquete é melhor? É inegável que cada um tem seu desempenho implacável em quadra. Ambos pertencem a décadas diferentes, assim como os filmes, e cada um reina no “seu lugar”. Portanto, se tratando da performance dentro dos longas, os dois astros se saem perfeitamente bem. Em 1996, Michel Jordan estava “robótico” em diversas cenas, mas nada que estragasse a qualidade do filme. Afinal de contas, ele estava interpretando ele mesmo, um jogador de basquete.
Agora, com Lebron, é a mesma coisa. Quando ele está na forma de animação, o astro usa somente sua voz para dar vida ao “personagem”. Já quando está de pele e osso, é nítido que o atleta de mais de 2 metros de altura não manja nada de atuação. E isso é ruim? Jamais! Diria até que é um dos grandes charmes do longa. Em determinada cena, por exemplo, o roteiro brinca em questionar “quem é o louco que coloca jogadores de basquete para atuar?”, sendo uma ótima sacada dentro da história.
REFERÊNCIAS PARA TODOS OS LADOS!
Sem sombras de dúvidas, Space Jam – Um Novo Legado é um dos filmes mais divertidos do ano. A história, que se passa dentro de um novo servidor da Warner Bros., permite que a trama passeie por diversos longas, séries e franquias que pertencem a distribuidora. E ai meus amigos, a diversão começa! Passando por O Mágico de Oz, Matrix, Game Of Thrones, Mad Max – Estrada da Fúria e muitos outros, o filme vai fazer o adulto rolar no chão de tanto rir e ficar com os olhos brilhando ao ver tantas referências. E se tem os Looney Tunes envolvidos, a zoeira não tem fim. Mas claro, tudo feito com respeito e muito carinho a cada obra.
Você já parou para pensar quantas obras a Warner Bros. Pictures já distribuiu ao longo de seus quase 100 anos de existência? Pois é, parece impossível, né? Mas não para a equipe de produção de Space Jam – Um Novo Legado! É tanto personagem incrível em tela que dá vontade de ser transportado para o Serviverse. Lá, parece ser um mundo mais colorido e divertido, indo além do que se pode imaginar. O filme mostra tantas referências que você não vai querer piscar nem por um segundo. E se piscar, vai ter que assistir mais uma vez, porque certamente vai deixar passar alguma coisa.
“SPACE JAM – UM NOVO LEGADO” É PARA TODOS OS PÚBLICOS!
Por apresentar elementos criativos e nostálgicos, Space Jam – Um Novo Legado se torna uma grandiosa obra do cinema atual. Vai divertir e acender a chama da nostalgia nos adultos, ao mesmo tempo em que mostra para as crianças (e para os pais) que elas devem ser quem elas almejam ser. E para isso, é preciso batalhar, mas sem esquecer da diversão, que devem caminhar lado a lado, na medica certa.
Portanto, “participar de uma partida” de Space Jam – Um Novo Legado pode ensinar muito mais do que você possa imaginar. É um filme leve, divertido, tecnológico, louco, nostálgico e cheio de espírito esportivo, para todas as idades.
LEITURAS RECOMENDADAS
Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:
- “Space Jam – O Jogo do Século”: as 5 perguntas mais buscadas no Google (com respostas)
- “Em um Bairro de Nova York” celebra o poder dos sonhos!
- Especial HBO Max: confira os lançamentos de julho no streaming
➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.