Diga-se de passagem, Star Wars não é tão fácil de se acompanhar. São filmes, livros, games e séries que de certa forma estão intercalados no mesmo universo. Com o sucesso recente da série no Disney Plus, The Mandalorian, vemos que a expansão destas histórias se mostram muito maiores do que se imaginava.
Não há como negar: Star Wars possuí um material riquíssimo que será eterno no mundo do entretenimento. E justamente por ser um conteúdo com tantas informações, surgem algumas perguntas por parte dos fãs mais novos – e até dos mais velhos – relacionadas as obras de George Lucas. Por isso estamos aqui hoje. Reunimos as cinco perguntas mais buscadas no Google sobre Star Wars e respondemos todas elas. Confira a seguir, e Que a Força Esteja com Você!
Claramente cada fã de Star Wars tem sua forma preferida de conferir os filmes. Porém, existe uma diferença na ordem de lançamento com a ordem das histórias. Como o universo de Star Wars é gigantesco, a Lucasfilm divulgou uma linha do tempo para ajudar os fãs a maratonar os filmes:
A Ameaça Fantasma foi lançado em 19 de Maio de 1999, sendo o quarto filme da saga Star Wars a estrear nos cinemas. Mas se você reparar na lista acima, ele está em primeiro lugar para ser assistido em ordem cronológica. Ele foi lançado 16 anos depois de O Retorno do Jedi, o último filme da trilogia clássica. Mas porque foi assim? Até hoje muito se especula sobre isso, e uma das explicações dadas é que o próprio criador, o George Lucas, não acreditava muito no sucesso da franquia. Vale lembrar que, naquela época mal se falava neste formato de histórias interligadas com outros filmes, sendo uma grande novidade – e uma oposta arriscada. Mas com o sucesso, George Lucas trouxe os “capítulos inicias” anos depois para complementar e enriquecer sua saga.
Já em contexto da história, é interessante começar por A Ameaça Fantasma para conhecer melhor os personagens e suas origens. Como por exemplo, ver a infância de Anakin Skywalker, o jovem Obi-Wan Kenobi com seu mestre Qui-Gon Finn. Além disso, ver a trama do futuro Imperador, o Palpatine, que quer derrubar a República. Inicialmente, pode parecer confuso, mas faz todo sentido e dá um “charme” para a saga.
Talvez você nunca tenha assistido algum filme Star Wars, mas certamente já ouviu falar o nome de Darth Vader ou já viu um sabre de luz. É um fato curioso de se pensar como um filme e seus personagens possuem tanta presença em nossa sociedade. Isso se dá ao fato de que Star Wars se tornou mais do que histórias, e hoje é uma marca! De um simples filme de ficção científica, tornou-se objeto de culto, produto de marketing, marco da cultura pop, referência para diferentes gerações e até objeto de estudos acadêmicos. Parece coisa de outro universo, mas não é.
A última trilogia lançada se encerrou em 2019, com A Ascensão Skywalker. Mas já foi confirmada uma nova saga pela frente, prevista para se iniciar em dezembro de 2023. Isso sem contar as inúmeras séries que foram anunciadas para o Disney Plus.
Um dos maiores acertos em trazer Star Wars e suas histórias de volta é justamente agradar os fãs mais antigos, e através de novos personagens, conquistar o público moderno. É praticamente um ciclo sem fim, sendo passado de pai para filho e assim por diante. Talvez este seja o grande segredo de Star Wars, que deixa um legado para cada geração que assiste.
Antes de falar sobre quando Star Wars foi criado, é importante voltar no tempo para entender a história. Vamos lá: em 1973, George Lucas tinha acabado de emplacar seu primeiro sucesso como cineasta: American Graffiti (Loucuras de Verão). É um filme adolescente inspirado nos anos 1960, e se tornou sucesso de público e crítica. Isso permitiu que George Lucas ousasse tentar realizar sua maior ambição: um remake de Flash Gordon. Ele não conseguiu comprar o direitos, e revoltado, inventou a sua própria história.
Star Wars teve início há mais de 40 anos, em 1977, quando foi lançado o primeiro filme. Na época, George Lucas criou sozinho uma história complexa, que de forma resumida, consiste na batalha de um grupo de rebeldes contra o império que domina uma galáxia. Com uma produção gigantesca e efeitos especiais inovadores, os produtores temiam o fracasso. Mas aconteceu o contrário: o filme se tornou um sucesso estrondoso e revolucionou a cultura pop.
Já começo destruindo seus sonhos: Star Wars não foi filmado na galáxia! Mas também a saga não é feita só de efeitos visuais e chroma key. Ao longo dos filmes, vários locais reais foram usados de cenário para dar vida a este rico universo. Veja alguns exemplos:
Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais