InícioLifestyleFitnessSuplemento engorda?

Suplemento engorda?

Quando se pensa em começar a treinar, muitos automaticamente consideram tomar algum tipo de suplemento para potencializar os resultados (os famosos Whey Protein, Creatina e Fat Burners). Mas ocorre também que várias pessoas que procuram ganhar massa muscular têm medo de engordar e, consequentemente, de consumir qualquer tipo de suplemento. Como isso é algo comum, vamos tentar esclarecer o assunto para que você possa, com o auxílio do suplemento, conseguir o resultado que deseja.

Suplemento é um produto da cadeia alimentar que deve ser prescrito apenas por um profissional especializado na área, os nutricionistas – educadores físicos especializados em nutrição não podem prescrever dietas.

Para que você possa adicionar um suplemento à sua dieta, terá que saber qual a sua necessidade energética — ou seja, o quanto de
nutrientes você precisa ingerir durante o dia para ganhar, perder ou manter o peso levando em conta uma série de fatores como
metabolismo, gasto energético durante o treino e gasto energético com atividades diárias.

Se apenas com sua dieta você já consegue suprir todas as suas necessidades energéticas e nutricionais dos macro (carboidratos, proteínas e lipídeos) e micronutrientes (vitaminas, minerais) e consegue atingir o total de calorias necessárias para o seu objetivo, mas mesmo assim resolve adicionar um suplemento com conteúdo calórico, certamente irá engordar, pois estará ingerindo mais calorias do que necessita e este excesso será armazenado na forma de gordura.

Esse é o motivo pelo qual quando você pergunta ao seu professor se pode tomar um suplemento, ele diz (ou deveria dizer) que só um nutricionista pode responder isso. Só esse profissional saberá escolher e adequar o suplemento ideal à sua dieta (considerando também a dosagem a se tomar) sem que você corra o risco de engordar excessivamente.

Contudo, mais do que isso é necessário que a sua dieta esteja de acordo com os resultados que você pretende alcançar — pois nem o melhor suplemento do mundo oferecerá algum efeito positivo se sua alimentação não estiver de acordo com seu objetivo. Devemos lembrar sempre que o suplemento vem para complementar e não substituir.

Ricardo Wesley
Ricardo Wesley
O educador físico Ricardo Wesley trabalha há 10 anos com treinamento físico. Ele é especialista em Fisiologia do Exercício; tem MBA em Gestão & Estratégia Empresarial; é mestre em Ciências da Reabilitação e doutorando em Imunologia.