O Telescópio Espacial James Webb, da NASA, nos presenteou com uma imagem impressionante de Saturno e seus anéis, que parecem brilhar nas primeiras observações em infravermelho próximo do planeta. A imagem, corrigida em cores, foi revelada na última sexta-feira, dias após a câmera infravermelha do Webb se voltar para Saturno em sua jornada pelo sistema solar externo.
A visão de Saturno é marcada por um contraste acentuado entre o planeta escuro e seus anéis cintilantes. A NASA descreveu a aparência geral como “inusitada”, explicando que o comprimento de onda infravermelho observado pelo Webb foi absorvido pelo gás metano em Saturno. Enquanto o metano absorve quase toda a luz solar que incide na atmosfera em uma localização tão distante do sol, os anéis gelados do planeta ainda aparecem brilhantes na imagem.
Esta visão sem precedentes de Saturno surge enquanto os pesquisadores continuam a sondar o gigantesco planeta na esperança de aprender mais sobre o sistema saturnino como um todo. No início deste ano, o telescópio Webb detectou uma enorme pluma de vapor de água que irrompe da superfície de Encélado, uma lua de Saturno às vezes referida como um “mundo oceânico” por causa de sua composição e casca externa distintamente gelada.
A descoberta da pluma, que se estende por cerca de 10.000 quilômetros a partir do polo sul da lua em direção aos anéis de Saturno, foi especialmente interessante por causa do papel que pode desempenhar na alimentação do sistema de água saturnino mais amplo. Encélado, por si só, tem sido apontado pelos pesquisadores como um lugar atraente para realizar pesquisas adicionais, já que a massa é composta principalmente de água salgada e essas propriedades a tornam um alvo atraente para a busca de vida extraterrestre.
A imagem mais recente foi capturada enquanto o telescópio Webb realizava um programa mais amplo de “observação garantida”, que incluía várias outras “exposições muito profundas de Saturno” destinadas a testar a capacidade do telescópio de detectar luas fracas circulando ao redor do planeta e seus anéis.
“Qualquer lua recém-descoberta poderia ajudar os cientistas a montar uma imagem mais completa do sistema atual de Saturno, bem como de seu passado”, disse a agência. As exposições mais profundas observadas pelo telescópio Webb, que não são mostradas na imagem de Saturno revelada na sexta-feira, permitirão aos pesquisadores investigar e estudar alguns dos anéis mais fracos e finos do planeta. Os anéis consistem em fragmentos rochosos e gelados, alguns dos quais são menores que um grão de areia. Outros são tão grandes quanto montanhas na Terra, de acordo com a NASA.
A exploração contínua do sistema saturnino promete trazer ainda mais descobertas fascinantes sobre este planeta distante e seus muitos satélites. Enquanto isso, as imagens impressionantes capturadas pelo Telescópio Espacial Webb nos oferecem uma visão inédita e deslumbrante de um dos gigantes gasosos do nosso sistema solar.
➤ Gostou deste conteúdo? Confira outras matérias semelhantes em destaque no site do El Hombre.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais