Olá, senhores, hoje vamos falar sobre a diferença entre investir ou gastar o seu tempo livre. Então, para começar precisamos definir esses dois conceitos.
Investimento é colocar energia ou foco naquilo em algo esperando algum tipo de retorno para nós. Seja um retorno financeiro, emocional, social, etc. Aí vai de acordo com o seu objetivo. Gasto, por outro lado, é algo que foi consumido ou usado. Não necessariamente desperdiçado. Mas, não trará um retorno (tampouco vai somar) à nossa vida.
Após a definição de investir e gastar, vamos pensar um pouco em como estamos lidando com nosso tempo livre. Você tem investido em si mesmo? Ou apenas usado o tempo livre, sem nenhum propósito? Para ajudá-lo a fazer essa reflexão, eu reuni abaixo 9 pontos antagônicos entre o investimento e o gasto de tempo.
Claro, existem outros modos de investir (ou gastar) o seu tempo além dos itens mencionados acima. Apenas decidi destacá-los porque eles são bastante comuns hoje em dia.
Um ponto fundamental é que o entretenimento pode ser encarado como “investimento” ou “gasto”, dependendo do volume dele. Se você assistir a um episódio de Netflix à noite, vai te ajudar a relaxar e a recarregar as energias. O mesmo serve para uma sessão de videogame. Ou, então, meia horinha socializando com os amigos no WhatsApp.
Mas se você perde o controle e passa várias horas seguidas em qualquer uma dessas plataformas, em detrimento de outras atividades do dia, isso se torna uma compulsão prejudicial.
Como diz aquela velha máxima, “a diferença entre o remédio e o veneno está na dose”. É um recado, aliás, que se aplicada a todas as áreas da nossa vida. Os vícios nunca são positivos. Nem mesmo com o trabalho, ao contrário do que a cultura workaholic defende. Você pode até ter ganhos na carreira, mas isso não significa que serão consistentes e haverá prejuízos na vida pessoal.
SUGESTÕES DE LEITURAS
Curtiu nossas dicas? Eis mais algumas matérias do El Hombre, relacionadas a este assunto, que você pode gostar também:
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais