Esqueça o mito de que ter uma tatuagem atrapalha suas chances de conseguir um emprego. Uma pesquisa acadêmica mostrou que isso é coisa do passado.
Michael T. French, professor de economia da saúde na University of Miami Business School, foi o autor principal de um estudo intitulado “Are Tattoos Associated With Employment and Wage Discrimination? Analyzing the Relationships Between Body Art and Labor Market Outcomes”.
Ele e seus co-autores coletaram dados de mais de 2.000 participantes de todos os 50 estados dos EUA para analisar a percepção das tatuagens no local de trabalho. Eles descobriram que os salários e ganhos anuais de funcionários tatuados eram indistinguíveis daqueles de funcionários sem tatuagens.
Na verdade, descobriu-se que candidatos a emprego tatuados não só têm a mesma probabilidade de conseguir um emprego quanto candidatos não tatuados, mas em alguns casos são até mais propensos a serem contratados.
“Os estigmas de longa data associados a ter tatuagens, especialmente visíveis, podem estar se erodindo, especialmente entre os jovens que veem a arte corporal como uma forma natural e comum de expressão pessoal”, disse French.
Evolução das políticas de tatuagem nas empresas
French elaborou sobre a mudança na percepção, explicando que alguns empregadores que antes proibiam tatuagens praticamente removeram essa regra de seus manuais de funcionários.
“Muitos locais de trabalho estão relaxando suas políticas de tatuagem para os funcionários, até mesmo em relação a tatuagens visíveis, para refletir as percepções sociais atuais da arte corporal e enriquecer o grupo de candidatos qualificados”, comentou.
Isso se deve não apenas à crescente popularidade das tatuagens, mas muitos empregadores agora percebem que podem estar negligenciando os candidatos mais talentosos se automaticamente descartarem candidatos com arte corporal.
A aceitação das tatuagens no ambiente de trabalho é um reflexo da mudança nas normas e valores da sociedade. À medida que mais pessoas veem a arte corporal como uma forma de expressão pessoal, é provável que as empresas continuem a adaptar suas políticas para refletir essa mudança.
Afinal, em um mundo em constante evolução, a capacidade de se adaptar e aceitar a diversidade pode ser a chave para o sucesso no futuro.