E temos ótimas notícias, principalmente para quem reclama sobre a pouca durabilidade da bateria em outros smartphones.
Testamos o novo celular top de linha da Sony e temos boas notícias, especialmente para quem reclama muito sobre a pouca durabilidade da bateria dos aparelhos mais modernos.
A gigante japonesa anunciou oficialmente o Xperia Z3 normal e o modelo Compact junto com o Z3 Tablet em um evento na cidade de São Paulo, numa sexta-feira (24). A Sony manteve características peculiares de seus modelos e anunciou melhorias importantes.
Fizemos o review do Xperia Z3 premium e contamos para você o que há de mais interessante neste terceiro modelo top.
Este celular é a prova que um aparelho com sistema Android pode render mais do que um iPhone ou um Windows Phone.
Design
O Z3 não apresenta mudanças significativas de aparência, sobretudo se comparado aos antecessores Z2 e Z3. No entanto, o aparelho mostra melhorias de ergonomia em seu desenho.
Esse novo Xperia é fino, pois tem 7,3 milímetros de espessura contra 8,5 do Z1 e 8,2 do modelo Z2. O peso dele é de 152 gramas bem distribuídas, que não são sentidas enquanto você movimenta o celular de um local para outro. Nenhuma parte dele pesa mais do que a outra.
O design manteve as extremidades arredondadas e o Z3 possui laterais de alumínio brilhante, que é mais suscetível a riscos, mas dá uma “cara elegante”.
A entrada para cabo Micro USB 2.0 para carregamento, além do chip, é grande e diferente do Z1, que possuía encaixes menores e delicados. A tela tem o tamanho de 5,2 polegadas, ótima para dedos mais avantajados.
Os fãs de celulares mais redondos devem achar o Xperia Z3 ainda assim muito quadrado. No entanto, o aparelho em suas cores branca, preta, verde ou marrom combina com executivos modernos. É um gadget que deve agradar os hombres por sua aparência.
Rendimento
O Xperia Z3 Compact possui uma bateria com amperagem de 2600 mAh e dura cerca de 10 horas com as funções multimídia acionadas gastando muita energia. Por isso, é considerado o smartphone com o melhor rendimento do mercado. O Z3 grande dura cerca de 9 horas nas mesmas circunstâncias, que conseguimos comprovar em nossos testes, e sua amperagem é de 3100 mAh.
Em stand-by, vimos o rendimento da bateria cair apenas entre 20% e 30% em cinco dias da semana. Ao acionar vídeos, no entanto, o Z3 aqueceu na parte traseira, o que diminuiu a quantidade de dados transmitida na rede 3G. Ou seja, este é um problema que a Sony ainda não conseguiu sanar em seu aparelho.
No uso diário, o Xperia Z3 tem uma bateria que dura, com folga, 48 horas. Por isso, ele te livra do vício de carregar o smartphone todas as noites, prejudicando o funcionamento do componente de lítio que transmite energia ao aparelho.
Enquanto o Compact apresenta a melhor bateria do mercado em geral, o Z3 premium apresenta o melhor rendimento energético entre os top de linha. O processador dele é um quad-core de 2,5 GHz, acompanhado por 3 GB de RAM.
À prova d’água
A Sony manteve, graças ao design e aos componentes, o Xperia Z3 como um celular à prova d’água doce. Ele pode ficar mergulhado por 30 minutos em até 1,5 metro de profundidade, sem nenhum comprometimento do funcionamento. O único requisito é que suas entradas estejam vedadas.
Por esta condição, o Z3 pode ser o aparelho recomendável para fazer filmagens dentro de uma piscina, por exemplo.
Software e câmera
O Z3 tem espaço interno de 16 GB, expansível para 128 GB via microSD. O sistema operacional é o Android 4.4 KitKat. A interface da Sony para este novo smartphone sofreu pequenas alterações, como a hora com logotipo em negrito em relação ao minuto na tela inicial.
A câmera traseira conserva os 20,7 Megapixels de sensor, acompanhada por uma frontal de 2,2 Megapixels. A empresa japonesa mostrou que os componentes sofreram sensíveis reduções para que o aparelho se mantenha fino, mas o modo de fotografia no escuro apresentou novas pequenas melhorias.
A resolução das fotos chega até 5248 x 3936 pixels. Com o celular é possível gravar vídeos na qualidade 4K, com a resolução de 3840 x 2160 pixels.
Conclusão
O Xperia Z3 é um aparelho sofisticado e elegante, com características que devem agradar o público masculino, pelo seu grande tamanho.
Ele é conservador no design, mas pode causar uma revolução no mercado ao potencializar um componente importantíssimo de qualquer smartphone: a bateria.
Estávamos com saudade de utilizar um celular que dura de verdade na sua mão, seja assistindo vídeos, jogando games ou simplesmente navegando na internet.
O Z3 está disponível tanto com TV digital quanto em uma versão com dois chips. Ambas chegam ao mercado brasileiro pelo preço de R$ 2699.
Especificações técnicas
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais