Fim de ano e o momento é de balanço esportivo aqui no El Hombre.
Certamente muitos lembrarão primeiramente de 2014 como o ano do fracasso do Brasil na Copa do Mundo e da triste goleada por 7 a 1 para a Alemanha na semifinal do Mundial.
É bem verdade que estes episódios ficarão marcados para a história.
Mas o que esta temporada nos deixou de lição no meio esportivo é que não somos mais (há um bom tempo) o país do futebol (masculino), mas fomos e somos de outras modalidades.
O destaque das conquistas de 2014 vai para Gabriel Medina por ter feito história ao conquistar o primeiro título mundial da elite do surfe para o Brasil.
O menino de apenas 20 anos será eternamente lembrado pela sua grande façanha. Ele encerrou a temporada de sucesso do Brasil em outras modalidades que teve também grandes feitos em campeonatos mundiais e outras competições muito respeitadas no cenário esportivo.
Fabiana Murer conquistou em 2014 o título da Diamond League, circuito que reúne a elite do atletismo mundial. Foi a segunda vez que a brasileira se tornou campeã da temporada, repetindo o feito de 2010. Ela puxou a fila do brilhantismo das mulheres em 2014.
Martine Grael e Kahena Kunze se tornaram campeãs mundiais de Vela na classe 49erFX. Ganharam também o prêmio Brasil Olímpico concedido pela Confederação Olímpica Brasileira.
A judoca Mayra Aguiar também está no mesmo hall das duas velejadoras. Mayra foi campeã mundial na categoria meio-pesados (até 78kg) no torneio disputado em Chelyabinsk, na Rússia.
As mulheres do futsal feminino também fizeram bonito. Mesmo após um imbróglio que quase as impediu de viajar para disputar o Mundial da categoria na Costa Rica por falta de dinheiro e investimento da Confederação Brasileira de Futsal, as meninas, lideradas por Vanessa Pereira levantaram pela quinta vez o título mundial da modalidade.
Ana Marcela Cunha terminou o ano também como a melhor do mundo na maratona aquática. Ela foi conquistou a Copa do Mundo e foi escolhida pela Federação Internacional de Natação (FINA) como a melhor nadadora de maratonas aquáticas do mundo em 2014.
Na natação, César Cielo, Felipe França e Etiene Medeiros ajudaram o Brasil a conquistar o inédito mundial de natação em piscina curta. Um feito maravilhoso e animador.
Outro nome que pode brilhar no Rio em 2016 despontou em 2014. Foi Marcus Vinicius D’Almeida, campeão olímpico da Juventude e vice-campeão da Copa do Mundo no Tiro com Arco.
Por fim, ainda tivemos o primeiro brasileiro campeão da NBA. Tiago Splitter conquistou o principal torneio de basquete do mundo.
Portanto, hombre, chegamos ao fim de 2014 com muito que comemorar no esporte nacional. Foi um ano maravilhoso e nos provou que o futebol está abaixo, ao menos em feitos mundiais, bem abaixo de outras modalidades. Um alento.
E quem venham novas conquistas em 2015!
Lista de conquistas em Campeonatos Mundiais
Este estudo do Comitê Olímpico do Brasil leva em consideração apenas as provas olímpicas.
Boxe
Ginástica Artística
Judô
Lutas
Tiro com Arco
Vela
Vôlei
Total: Dois ouros, cinco pratas e cinco bronzes
Ranking mundial / Circuito mundial
Atletismo
Natação
Boxe
Maratona Aquática
Vôlei de Praia
*A atleta Poliana Okimoto não aparece no ranking da FINA por ter disputado apenas cinco etapas da Copa do Mundo. Ainda assim, ela obteve melhor pontuação do que as adversárias, o que a coloca, para o COB, no segundo lugar do ranking mundial.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais