Um guia básico sobre colesterol para homens

Compartilhe

O colesterol é uma partícula de gordura que apresenta diversas funções para o corpo, principalmente  na formação da parede celular e de hormônios. Ele pode ser ingerido “pronto”, diretamente das proteínas animais, ou formado de novo a partir da gordura que ingerimos.

Existem três tipos de colesterol:

HDL: A sigla significa que este colesterol é o de alta densidade (high density lipoprotein). Sabe-se atualmente que ele é o colesterol bom, que remove o colesterol ruim da parede das artérias. Aumenta com a atividade física e com certos alimentos como azeite de oliva e peixes de água fria.

LDL: Significa de baixa densidade (low density lipoprotein) e é o conhecido colesterol ruim. Acumula-se nas artérias, entupindo-as. O sedentarismo, o tabagismo e a má alimentação são fatores predisponentes para o seu aumento e a diminuição do colesterol bom.

VLDL: É o de muito baixa densidade (very low density lipoprotein) e, embora nunca citado, é como se fosse o pior dos piores. Entretanto, como ele é uma espécie de fração do colesterol LDL, geralmente os médicos trabalham apenas com os valores dos principais (colesterol total, HDL e LDL).

E o triglicérides? É outro tipo de gordura, mas que é formada principalmente a partir de carboidratos. Da mesma forma, também tira o colesterol bom de circulação e pode se depositar nas artérias.

Para evitar, mais do mesmo: atividade física e ficar longe de carboidratos, como massas, pães, doces… Ou, ao menos, preferir suas versões integrais. Além disso, gorduras no geral também contribuem para seu aumento, assim como produtos industrializados.

Como para tudo na medicina, o importante é a prevenção. E toda hora é hora de começar.

VÍDEO EM DESTAQUE

David Nordon

David Nordon é médico e escritor.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais