Eis aí um tabu para muitos homens: usar bolsa.
Engana-se, porém, quem pensa que este é um acessório exclusivamente feminino. É possível para um homem, também, adotar a bolsa com estilo e sem perder a masculinidade. Isto é, desde que você não compre uma Marc Jacobs com detalhes florais, claro. Acredite, existem diversos modelos bacanas e que não parecem ter sido emprestados do armário da sua namorada.
Para quem gosta de deixar tudo combinando, vale a dica de roubar cor. Ou seja, usar a bolsa na mesma tonalidade de outra peça do seu figurino. Assim não fica tudo muito misturado e colorido — o que pode resultar num carnaval humano, no mau sentido da expressão. O marrom é uma aposta certeira, mas há alguns modelos camuflados, xadrezes e listrados que também caem legal.
Quanto ao tamanho e o formato, o ideal é não ser muito grande (que parece uma mala de viagem) nem muito pequena (como uma bolsa feminina). Existem modelos de alça comprida, para pendurar no ombro (cruzado ou não); com alça curta, para levar na mão, como uma sacola; ou sem alça, para carregar em baixo do braço (clutch). Todos são válidos, e vale a pena escolher o que fica mais confortável no seu corpo.
Não bastasse a questão do estilo, a bolsa masculina é muito prática, também. Com ela você pode carregar tablets, óculos, agendas e qualquer outro acessório útil no seu dia-a-dia. Caso este texto tenha te convencido a comprar uma, fiz uma seleção abaixo com algumas referências que podem te ajudar na hora de escolher a sua.