InícioLifestyleUma breve introdução ao trading de CFDs

Uma breve introdução ao trading de CFDs

É humanamente impossível determinar até que ponto a internet deixou ao alcance de amplos segmentos da população mundial práticas que antes se restringiam a determinados grupos. No mercado financeiro essa mudança se faz notar com clareza quando pensamos em instrumentos que, há três décadas, eram usados exclusivamente por especuladores de grande porte, ao passo que hoje estão à disposição da maioria dos operadores. Um dos exemplos do que acabamos de dizer é o que se conhece como CFD trading, sigla para Contract For Difference (“Contrato Por Diferença”).

Em essência, trata-se de especular sobre o preço de um ativo em determinada data, mas sem precisar possuí-lo. Embora atualmente possa ser negociada em diversas plataformas online a partir de diferentes dispositivos, essa modalidade já existia na Inglaterra no início dos anos 1990 (tendo ganhado popularidade no final dessa década).

Para todos os gostos

Embora os CFDs sejam tidos como um tipo de trading avançado (e o porquê de tal percepção será visto logo mais), não é difícil encontrar nele algum ativo financeiro com o qual mesmo um operador iniciante se sinta confortável. O trading de CFD não se restringe a ações (que são os ativos mais comuns); é possível também operar nos mercados de Forex (o mercado de câmbio), ETFs (fundos de índice) etc.

Além disso, os CFDs prestam-se tanto a momentos de alta quanto de baixa nos preços. Se na maioria das operações no mercado financeiro só se ganha dinheiro quando determinado ativo se valoriza, com os CFDs é possível especular que o ativo escolhido sofrerá uma desvalorização. A partir daí abrem-se muitas oportunidades para qualquer um que conheça bem determinada indústria.

CFD

Entendendo a alavancagem do CFD trading

O que dissemos até aqui já dá uma boa noção sobre esses contratos futuros. Mas existe outro motivo pelo qual os CFDs são tão populares entre os traders: a possibilidade de fazer alavancagem. Com isso nos referimos a abrir uma posição que corresponda a um valor algumas vezes mais alto do que a quantia de dinheiro que se desembolsa no momento da compra.

A alavancagem apresenta mais riscos, sendo esse um dos motivos pelos quais alguns consideram os CFDs opções avançadas de trading. Trata-se de uma questão mais emocional do que técnica, já que nem sempre é simples lidar com a perspectiva de que, dali a alguns dias ou semanas, poderá ser necessário desembolsar um pouco mais para honrar um compromisso.

Mitigando os riscos

Embora mesmo para traders arrojados a alavancagem possa representar um desafio, felizmente é possível mitigar os seus riscos com a ajuda de um recurso valioso para qualquer um que opere com renda variável (inclusive os investidores): o stop-loss. Essa ferramenta permite que se determine um limite de perda, de modo que uma ordem de compra ou venda é acionada automaticamente no caso de tal limite ser atingido.

Dessa forma, um operador pode ficar tranquilo de saber exatamente até onde pode ir sem comprometer o seu patrimônio. Entretanto, uma vez que negociar possui muitas variáveis e estratégias, o ideal é começar pequeno e dar-se tempo para experimentar aos poucos o que o mercado financeiro tem a oferecer. Assim, é possível aprender a lidar melhor com os diferentes possíveis resultados das mais variadas operações. 

Redação El Hombre
Redação El Hombrehttps://www.elhombre.com.br
O El Hombre é um portal de lifestyle com mais de 7000 artigos sobre estilo, atitude e desenvolvimento pessoal.