Olhe o vestido acima e responda: ele é azul/preto ou branco/dourado?
Quando cheguei ao El Hombre e me fizeram essa pergunta, pensei: “Branco e dourado, ué. Por quê?”
Começaram a rir de mim. “A gente vê azul e preto”, disseram. Obviamente achei que era trollagem, até abrir o computador e descobrir que essa pergunta dividiu a internet hoje.
Todo mundo está comentando nas redes sociais; todos os sites estão explicando o fenômeno.
Até mesmo as celebridades entraram na discussão. “Qual é a cor desse vestido?, disse Kim Kardashian. “Vejo branco e dourado. Kanye vê preto e azul, quem é o daltônico?”
Mas a verdade é que ninguém é daltônico.
O neurocientista americano Bevil Conway explicou o mistério, como relatou o Gizmodo:
O que causa esta ilusão de óptica? Bevil Conway, neurocientista que estuda cor e visão na Wellesley College, explica à Wired que nosso cérebro “corrige” a cor da imagem, mas faz isso de maneira diferente dependendo da pessoa.
Ao tirar fotos, você tem a opção de alterar o equilíbrio de branco: é quando a câmera tenta corrigir o viés cromático da iluminação atual. Seu cérebro também faz um equilíbrio de branco automaticamente: isto é, ou você ignora a tonalidade azul, que resulta na cor branco/dourado; ou ignora o tom amarelo, resultando em preto/azul.
Por que isso acontece? Bem, a visão humana se adaptou ao longo de milênios para ver a luz do dia, só que essa luz altera as cores. Ela tem um eixo cromático que varia entre o vermelho do amanhecer/entardecer e o azul do meio-dia.
Assim, seu cérebro tenta corrigir o viés cromático da luz do dia. Mas a imagem do vestido atinge uma espécie de limite perceptual: “As pessoas descontam o viés azul e veem branco/dourado, ou descontam o viés dourado e veem azul/preto”, explica Conway.
E caso você esteja se perguntando, ele realmente é azul, como outra foto do vestido (tirada numa iluminação e ângulo que não dão margem a interpretação) deixa claro:
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais