Usar vermelho faz você parecer dominante, diz estudo

Compartilhe

Homens que usam vermelho passam uma imagem de dominância, um estudo inglês concluiu.

Pesquisadores da Universidade de Durham fizeram um experimento com 50 homens e 50 mulheres para analizar os efeitos que a cor da roupa tem sobre a percepção da personalidade de uma pessoa.

Eles mostraram aos participantes fotos de homens com três looks: vestindo camisas azuis, cinzas e vermelhas.

Depois, os voluntários tinham que classificar o estado emocional dos modelos nas fotos.

Enquanto os de cinza e azul fora descritos como “neutros” e “felizes”, os de vermelho despertaram uma imagem de “agressivos”, “raivosos”, “assustadores” e “dominantes”.

Ok, isso até poderia ser interpretado de uma maneira negativa. Mas lembre-se do mundo animal: estas são as características naturais de um macho alfa, pois têm um efeito intimidador.

“Nossa pesquisa sugere uma clara associação entre a cor vermelha e a percepção de raiva, algo possivelmente relacionado ao fato de a pessoa ficar vermelha ao se irritar”, afirmaram os cientistas. E todo esse processo acontece no subconsciente das pessoas.

Esta não é a primeira vez que o vermelho é alvo de um estudo acadêmico.

Antes, a Universidade de Münster, na Alemanha, já havia descoberto que o vermelho pode aumentar a agressividade e a competitividade nos esportes, até mesmo elevando as chances de vitória do time ou indivíduo.

A lição que podemos aprender com isso? A próxima vez que você tiver uma reunião ou for a uma entrevista de emprego, já sabe que cor de gravata deve escolher.

E também qual camiseta usar no futebol da turma.

Pedro Nogueira

Fundador e editor-chefe do "El Hombre" e do "Moda Masculina". Adora jogar tênis, ler livros e passear com seus pets.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais