Pesquisas revelam que os homens têm investindo mais em produtos
e serviços ligados aos cuidados com a pele, a barba e os cabelos.
Os homens estão cada vez mais preocupados com a aparência. Cabelo bem cortado, barba sedosa e aparada, unhas feitas e pele hidratada com cremes e loções com formulações específicas para este público. A saúde e a estética tornaram-se prioridades para muitos deles.
Este novo perfil masculino, de preocupar-se com a boa aparência, a higiene e o bem-estar, contrasta com o tradicional relacionamento do homem com a estética corporal e facial, para quem, cortar o cabelo e a barba, podia ser feito na cadeirado barbeiro da esquina.
Ano após ano, os homens gastam mais em estabelecimentos como lojas de cosméticos, barbearias, salões de beleza, clínicas de massagem e estética e academias. Muitos supermercados já dispõem de prateleiras exclusivas voltadas ao público masculino.
Este movimento é chancelado pela pesquisa Cosmetology, feita no Brasil pelo Grupo Croma e pela Netquest. Segundo este recente levantamento, 39% dos homens passaram a se preocupar com a beleza e o uso de cosméticos nos últimos cinco anos.
Especialistas no assunto acreditam que o culto à beleza, impulsionado especialmente pelas redes sociais, é um dos fatores que explicam o crescimento da busca por esses tipos de cuidados, principalmente entre os mais jovens.
Ao observar esta tendência, as marcas direcionaram esforços para desenvolver, testar e lançar itens específicos para os homens, que há muito tempo não se contentam mais em usar os produtos da mãe, da esposa ou da namorada, como sabonetes feitos com hidrantes e esfoliantes, xampus, condicionadores e protetores solares.
Outra pesquisa, agora realizada pelo IBGE com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), revela que o homem moderno continuamente tem se esforçado para participar do cotidiano familiar, seja dividindo as tarefas da casa ou cuidando da aparência.
Na área da saúde, os homens têm investido em diversos procedimentos e terapias, como massagens relaxantes e antiestresse. Neste mesmo rol estão os tratamentos estéticos, como implantes capilares, limpeza de pele, bronzeamento artificial e até design de sobrancelhas.
Há também o crescimento pela procura por bioestimuladores de colágeno e aplicação de ácido hialurônico, produtos que suavizam os sinais de envelhecimento, melhorando a elasticidade da pele, abrandando sulcos, rugas e linhas de expressão.
O que antes era uma tendência exclusiva das mulheres, agora se tornou um grande negócio, um mercado bilionário em todo o mundo, sempre desenvolvendo produtos e serviços para homens de todas as idades.
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