A bookstore britânica Waterstones publicou ontem em seu site o esboço original que George R. R. Martin escreveu para sua série As Crônicas de Gelo e Fogo. O site chegou a tirar do ar, mas quando fez já era tarde demais – a Variety, uma das mais tradicionais revistas de cinema e TV de Hollywood, já havia publicado em sua página.
Aqui vai a lista dos melhores momentos – e surpresas – do esboço original.
*Atenção: alguns desses pontos ainda podem ser usados por Martin no futuro, o que fazem deles potenciais spoilers. Portanto, leia por sua própria conta e risco.
1# Robb Stark morreria na batalha entre as casas dos Stark e Lannister, durante um duelo entre ele e Joffrey. Quem o mataria, no entanto, seria Jamie e Tyrion, que incendiaria o reino dos Stark.
2# Sansa venderia sua família e se casaria com Joffrey, dando a luz a seu herdeiro (algo que ela se arrependeria depois).
3# A morte de Ned Stark não foi modificada, mas Catelyn, Arya e Bran buscariam refugio na Muralha, algo que seria negado por Jon Snow. Posteriormente, seriam capturados por Mance Rayder, e Catelyn acabaria sendo assassinada por um dos Outros – não há menção do casamento vermelho.
4# Na visão original de Martin, Daenerys mataria Khal Drogo para vingar seu irmão (ela não se vira contra ele como na série). Ela então fugiria e acabaria encontrando os ovos dos dragões. A partir disso, entraria em guerra com Westeros e lutaria contra os Outros no último livro em uma batalha épica na Muralha.
5# Cansado do comportamento de Joffrey, Tyrion o tiraria do trono. Jamie mataria todos que estão acima dele na linhagem, viraria rei e convenceria o povo de que o autor dos assassinatos foi Tyrion, que acabaria exilado.
6# Em exílio, Tyrion se aliaria aos Stark querendo se vingar e derrotar Jamie. Com os Stark, o anão acabaria se apaixonando por Arya.
7# E aí entra a maior surpresa do esboço original escrito por Martin. Arya o rejeitaria por viver um romance com Jon Snow, criando um triângulo amoroso. A relação só não seria consumada pela promessa de celibato de Snow aos Vigilantes da Muralha.