O mundo corporativo está povoado de gente que tem um hábito lamentável: a inabilidade em responder os contatos recebidos. Já perdi as contas da quantidade de emails, SMS e chamadas que fiz e caíram no vazio. Esse tipo de atitude desinteressada pode desgastar gradualmente a imagem de qualquer profissional.
Imagine o grau de prejuízo de ser visto como alguém descortês e nada confiável?
Não pensem vocês que me julgo o dono da verdade nesse assunto. Pelo contrário – tenho tentado diariamente corrigir a minha forma de gerenciar os contatos que recebo… e não são poucos!
(MAIS: Como evitar que interrupções sabotem seu trabalho)
(MAIS: O poder do esforço)
Bem, o caminho ideal é tentar responder de “bate pronto” logo que os contatos chegam, procurando uma comunicação cada vez mais objetiva. Na impossibilidade de fazê-lo, a ideia é aproveitar pequenos espaços de tempo para retornar telefonemas e mensagens, nem que seja para notificar que recebeu e avisar que responderá em breve. Sem deixar de cumprir a promessa.
Parece pouco, mas ser conhecido como um profissional ágil no tempo de resposta, poderá lhe garantir um diferencial importante, abrindo aquelas portas preciosas que foram se fechando para a maioria que não se preocupa com os emails, SMS e chamadas que chegam a cada dia e acabam sendo engolidos pelo buraco negro da indiferença.
Que tal corrigirmos isso?