Não se sinta mal se você for viciado no seu iPhone, Galaxy ou qualquer smartphone que tenha. Afinal, todos eles foram projetados para fazer exatamente isso: drenar ao máximo sua atenção.
Sempre que você checa o celular, lá está a notificação de uma piada no grupo do WhatsApp, a foto nova daquela sua amiga gata no Instagram, a última notícia sobre o glorioso Timão no Brasileiro.
E isso tudo, apesar de não acrescentar nada na sua vida, traz uma pequena satisfação momentânea e viciante que faz você voltar para o celular de 20 em 20 minutos. Ou menos.
Se você está à toa em casa, não tem tanto problema. O duro é fazer isso no trabalho (e quem não faz?) porque detona a nossa concentração e atrapalha demais a performance profissional.
Mas um ex-designer do Google e fundador do movimento “Time Well Spent“, Tristan Harris, tem uma dica para combater essa distração sedutora do smartphone: deixar a tela em preto e branco.
Isso é muito mais fácil do que você imagina no iPhone. Pode variar um pouco dependendo da versão do seu iOS, mas basicamente é o seguinte:
Em relação ao Android, nem todos smartphones oferecem essa opção. Quando eles têm, em geral também fica em “Acessibilidade”.
Com esse truque se simples, a chance de nossa atenção ser sequestrada pelos persuasivos apps diminui drasticamente.
Óbvio que ninguém compra um smartphone de última geração para vê-lo numa escala da cinza arcaica. Mas é legal para o horário de trabalho pensando em melhorar o seu desempenho. Não acham?
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais