Exercícios laterais são aqueles que movimentam cada um dos dois hemisférios corporais separadamente, em oposição aos exercícios bilaterais, que movimentam os dois hemisférios ao mesmo tempo. Então, no unilateral, em vez de você fazer, por exemplo, um exercício que estimula o bíceps direito e o bíceps esquerdo no mesmo movimento, você faz primeiro o direito e depois o esquerdo (ou vice e versa).
Os exercícios unilaterais, apesar de extremamente simples de serem realizados, são pouco utilizados nas academias. Com excessão da rosca concentrada, não vejo quase pessoas realizando leg press unilaterais, extensoras, flexoras, supinos, remadas, etc. Mas esse tipo de exercício pode trazer muitos benefícios para sua rotina esportiva. Vejamos alguns dos pontos fortes.
1# Mais força realizada em um lado
Seria lógico imaginar que utilizamos nos exercícios unilaterais 50% da força que despendemos nos movimentos bilaterais. Mas, em vez disso, usamos 60%, o que, obviamente, cobra mais de nossos esforços.
2# Maior fortalecimento das musculaturas secundárias
Ao realizar um exercício unilateral a articulação tem que trabalhar mais para estabilizar o corpo, uma vez que ele entra em desequilíbrio por conta do outro lado não ter o estimulo do peso. Para se reequilibrar você terá que ativar musculaturas secundárias, o que fatalmente as fortalecerá. Além disso, será necessário que a própria articulação se estabilize e não somente o corpo como um todo. Isso cobrará mais atenção nos movimentos e, consequentemente, uma execução mais adequada.
3# Mais ativação do core
Indiretamente você trabalha mais as musculaturas profundas do abdômen para poder manter uma postura adequada durante o exercício, também por conta do desequilíbrio corporal que a unilateralidade provoca.
4# Mais amplitude
Naturalmente você realizará o exercício com mais amplitude do que acontece nos movimentos bilaterais, pois a musculatura do outro membro deixará de ser um fator limitante.
5# Mais transferência esportiva
90% dos esportes acontecem em movimentos unilaterais alternados (como correr, chutar, bater, etc.), então treinar de forma unilateral vai transferir sua força de maneira mais expressiva para seu esporte.
Sabendo de tudo isso, sugiro que você comece a realizar mais exercícios unilaterais em seu treino o quanto antes. Procure começar com cargas mais leves e mantenha sempre o foco na postura.
publicidade