Você está abusando do cartão de crédito?

Compartilhe

Não tenho dúvida que muitos leitores, ao se depararem com o artigo anterior, sobre a arte de poupar dinheiro, pensaram o seguinte: “Mas eu não tenho sequer 50 reais para guardar, quem dirá 10% do meu salário?”

Bom, meu amigo, aí é que entra o planejamento financeiro. Como um consultor de investimentos que eu conheço sempre diz, “sempre dá para reduzir seus gastos em 30% sem comprometer a sua qualidade de vida”. Vou lhes dar, assim, algumas recomendações.

Para quem está começando a se tornar disciplinado na vida, o cartão de crédito é um perigo. Por quê? Bem, quando você vai comprar algo e sua renda não dá, você pensa: “Ah, eu posso parcelar em 10 vezes, sai apenas 50 reais por mês, dá para eu pagar…” Só que você faz isso com uma calça, com uma camisa, com um videogame… E assim vai. No final, você está pagando uma montanha de parcelas que não acabam nunca.

Mas o pessoal do cartão de crédito é muito generoso! Se você não conseguir pagar a fatura, eles parcelam para você! Puxa vida!

Já pegou para ver o montante de juros? Pois é. Basta falar que, em um mês de atraso, geralmente o valor sobe 13%. De 500 reais, vai para 565. Ah, não é tanto, não é? Faça isso todo mês. Para a maioria dos cartões, sua conta terá ido de 500 para 1500 em um ano. Agora pegou, né?

(MAIS: Quanto você deve poupar ao mês?)
(MAIS: Como economizar dinheiro?)

O cartão de crédito é excelente, excelente mesmo — para quem sabe usar. A recomendação, para quem está começando a se habituar a controlar suas finanças, é quebrar o cartão de crédito e usar apenas o débito. Acabou da conta, acabou, fim. Nada de parcelas. Se não dá para comprar agora, paciência – junte por alguns meses e, aí sim, compre o seu iPhone (que já deve ter sido atualizado e ficado mais caro até lá, ou terá descontos para a versão antiga).

Depois, quando você já estiver craque em economia doméstica, volte a usar seu cartão, porque ele traz muitos benefícios. Muitas vezes vamos comprar algo – um sofá, por exemplo – que podemos pagar em 3, 4 parcelas, e que precisamos na hora (pois o nosso quebrou). Usando conscientemente, abatendo o valor do seu software de finanças e sabendo que você não irá dispor deste valor no mês seguinte, o cartão de crédito é seu amigo. Além disso, ele pode dar descontos em cinema, acumular milhas para viagens, dar alguns brindes, e assim vai.

Portanto, fica a dica: se você não é disciplinado, dê um sumiço no seu. Se você já é e tira finanças pessoais de letra, use cuidadosamente, marcando diligentemente seus gastos todos os dias.

E nunca, nunca, nunca atrase a parcela. Compensa mais você atrasar qualquer outra conta (faculdade, condomínio, luz, água, whatever) do que atrasar o cartão. Dependendo do caso, compensa até pegar um empréstimo pessoal (e nós vamos falar disso) do que dever para o cartão.

Mas, por favor, cowboy, nunca chegue a este ponto.

Acima de tudo, lembre-se de nunca atrasar uma parcela do cartão, pois os juros são altíssimos
David Nordon

David Nordon é médico e escritor.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais