Quando pensamos em emagrecimento, duas palavras nos vêm à cabeça: dieta e exercícios aeróbios. Mas muitas pessoas usam os parâmetros errados para medir a sua evolução.
Emagrecer consiste na perda de gordura corporal, e não somente de peso corporal. Isso significa que diminuir o peso na balança não necessariamente significa que você emagreceu.
Aqueles quilos iniciais que perdemos logo no início de qualquer programa de treinamento e dieta está normalmente relacionado à liberação de líquidos.
Então esqueça os treinos malucos que prometem dois quilos a menos por semana. Na verdade, exagerar nos exercícios aeróbios às vezes torna mais dura a luta pelo emagrecimento, pois pode gerar uma perda indesejável de massa muscular, o que dificulta a queima de gordura.
É importante entender que esse tipo de atividade precisa fazer parte de um programa de treinamento mais amplo.
Se o foco é melhorar a composição corporal — mantendo a massa magra e perdendo a massa de gordura – é necessário um trabalho completo, envolvendo também exercícios de peso.
Se você sofre com a falta de tempo, investir os poucos minutos que tem apenas em treinamentos aeróbios não é uma boa ideia. Com uma alimentação equilibrada, dividir seus horários entre treinos de musculação intensos (de preferência circuitados) e aeróbios de curta duração vai otimizar seus resultados.
E se você dispõe de tempo para desenvolver um treino completo, pode fazer em torno de 30/40 minutos de exercícios aeróbicos e outros 30/40 minutos de musculação. O treino completo deve ter em torno de uma hora, no máxima uma hora e meia.
Dessa forma, sim, você vai atingir seus objetivos com sucesso e de maneira duradoura.